A 27ª Feira do Livro comemora cada vez mais a presença da comunidade e isso se dá pela grande diversidade das atrações oferecidas. Variedades de livros, apresentações de diferentes culturas. A conversa com o escritor Marco Lucchesi na noite de sábado é um grande exemplo disso. “O caminho para a humanidade é a diversidade. Tolerar é pouco, precisamos admirar o outro”, disse Marco Lucchesi um Bate-papo envolvente e muito apreciado pela plateia.
Este também é o objetivo da cultura hip hop, que procura levar cultura, pintura, música, poesia e lazer às comunidades carentes, como forma de tornar os jovens menos vulneráveis às drogas e a violência. Mesmo o movimento ainda ser discriminado apesar de suas ações sociais, sua luta é louvável e merece reconhecimento e apoio. Por isso, nesta segunda-feira (10), uma mistura de gostos, ritmos e culturas invadem a Praça Dante, com a apresentação da E.M.E.F. Papa João XXIII. A escola, sob ordem da Professora Daniela Cesa, realiza um show de cultura, apresentando Hip Hop, no Palco Infantil, às 14h30min.
Café Cultural
Café e literatura: mistura perfeita. Nesta semana, o Café Cultural recebe nomes como o jornalista Gustavo Guertler e o patrono da Feira do Livro de 2010, Marcos Kirst. A dupla participa do Venha Ler Comigo na segunda-feira (10), às 19h. Na terça-feira (11), é a vez dos jornalistas Marcelo Aramis e Rubia Frizzo. A conversa literária acontece às 18h.
Apresentações artísticas
As atividades artísticas desta semana, começam logo cedo, recebendo a segunda semana da Feira do Livro com muita empolgação. Nesta segunda (10), o Centro Cultural Sesi apresenta o resultado de suas oficinas. Às 10h30min, a música toma conta do Palco Infantil com os alunos da Oficina de Música coordenados por Daniel Balconi. Logo após, às 10h45min, as crianças apresentam Técnicas Vocais com a professora Fran Duarte. À tarde, os alunos da Oficina de Música retomam suas apresentações às 15h, animando ainda mais a Feira.
Uma viagem pelo inesperado, pelo encantado, por lugares insólitos, belos, mágicos. É isto que o projeto Passaporte da Leitura proporciona às escolas públicas da cidade. Momentos de alegria e emoção já fazem parte da rotina do Auditório da Feira, local onde aluno e escritor se encontram para mais uma parada desta incrível viagem. Nesta segunda-feira (10), Stella Maris Rezende, Cléo Busatto e Rejane Romani Rech, assinam os passaportes de cerca de 700* alunos para dar continuidade ao passeio pelo universo literário.
Conheça as escritoras:
Stella Maris Rezende
Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília, professora, cantora, atriz, artista plástica, dramaturga e escritora. Tem várias dezenas de livros publicados, entre romances, novelas, crônicas, contos, poemas e uma peça teatral, para o público adulto e o infanto-juvenil. Seus livros são recomendados em revistas e catálogos de países latino-americanos e europeus. O livro mais premiado, Último dia de brincar (1987), está entre os melhores livros de Literatura Infantil do Século XX, Programa Nacional Biblioteca na Escola/FNDE/MEC.
Cléo Busatto
Escritora com obras literárias para crianças, produz e narra histórias em CD-ROMs. O material é resultado da sua pesquisa sobre narração oral no meio digital. Mestre em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e mediadora em projetos sobre oralidade, leitura e literatura infanto-juvenil, publicou livros teóricos sobre oralidade. Nos últimos cinco anos capacitou mais de 40.000 pessoas. Atua como narradora oral. Suas histórias já foram ouvidas por mais de 65.000 pessoas no Brasil e exterior.
Rejane Romani Rech
Rejane Rech é formada em Letras – Português-Inglês e respectivas literaturas. Escritora premiada em diversos concursos literários nas categorias contos e crônicas. É autora de Amor de Estudante e Sê como Sândalo.
Cultivando livros, florescendo ideias
A programação da Feira do Livro está repleta de atrações em diversos horários e contempla todos os públicos e gostos literários. O Leiturário é o espaço que mais tem recebido atividades, tornando-se cenário para programas de televisão, entrevistas, pausa para um descanso e um refresco, além da leitura, é claro. Os visitantes da feira sentem-se à vontade para utilizar o espaço de diversas maneiras. Um grupo de blogueiros, escritores e amantes da literatura resolveu ocupar este espaço para fazer um encontro de leitores. O grupo já se reuniu outras cinco vezes para falar sobre suas experiências literárias. O encontro aconteceu ontem (domingo) pretendendo atrair novos integrantes para o grupo. Ótima oportunidade para fazer novos amigos e trocar dicas de leitura. (Fotos Graziela Oliveira)
Nenhum comentário:
Postar um comentário