Criar de forma obrigatória dificuldades de circulação para veículos no centro, visando aliviar o fluxo de trânsito caótico hoje existente, é uma proposta sugerida pelo vereador Vinícius De Tomasi Ribeiro, ex-secretário de Transportes na atual administração.
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CORRENTES ECONÔMICAS
Paradoxalmente, ao ouvir ou tomar conhecimento pela imprensa escrita desta questão, nos faz lembrar uma dicotomia tradicional e identificadora de linhas definidas cientificamente, nos cursos de administração e economia entre as correntes estruturalistas e/ou monetarista.
Vale lembrar, para quem teve a oportunidade de freqüentar um ou mais cursos superiores, que contemplavam a cadeira de economia que os professores a ela titulados, tinham e ainda têm preferências pessoais, quase dogmáticas, entre a escolha de uma ou de outra estrutura de economia de um país.
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Lembro ainda no curso de Administração de UCS na década de 80, o professor de Economia muito conceituado e então de alto escalão da Receita Federal de Caxias do Sul, Mário Cristiano Ramos, hoje falecido, defendia ardentemente a linha estruturalista, influenciado acentuadamente os alunos com seus conceitos e comprovações históricas, entre os quais me incluo.
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John Maynard Keynes |
Assim sendo, na época, os pensadores chamados da esquerda democrática se identificavam plenamente com isso.
O estruturalismo defende uma justiça social baseado no desenvolvimento econômico e social de forma equilibrada e sustentável. Privilegiando como doutrina máxima e teoria do pleno emprego instituída por John Maynard Keynes e aplicada exitosamente nos EUA e Europa no pós guerra.
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Para tanto, Keynes empregava fartamente qualquer cidadão pelo Estado nem que fosse para enterrar e após desenterrar pedras. Claro está o exemplo em caráter ilustrativo e figurativo.
Melhor exemplificado, estruturalismo prega o desenvolvimento através do contínuo investimento público em infra-estrutura, em política industrial pró-ativa evitando de todas as formas a recessão, o desemprego e a inflação através ainda de uma oferta generosa de produtos frente à procura dos mesmos.
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MONETARISMO
E isto é o contrário do Monetarismo, que regula a economia, através do controle do crédito, da política de juros, do controle de preços administrados, de medidas de restrição ao consumo, do crédito, para pretensamente conter a inflação.
Mas que, paradoxalmente dá o efeito contrário, desalinhando a oferta e a procura, disparando os índices inflacionários e aumentando desemprego e agravando as crises econômicas.
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‘Evidente dizer que o equilíbrio e o bom senso entre as diretrizes é que farão um plano exitoso de governo.
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TRÂNSITO LOCAL
Na questão do trânsito, não adiantaria proibir o tráfego de veículos dia sim, dia não, conforme o número da placa do mesmo, nem tão pouco tentar cobra pedágio nas ruas centrais e nem limitar ou proibir o estacionamento nas vias obrigatórias de trânsito.
Porque o que existe é o descompasso entre a legislação viária do município, inclusive na largura das ruas resultantes de novos loteamentos, até o esgotamento físico de todo o fluxo viário da zona urbana de Caxias.
Trânsito Caxias Foto Ponto Inicial |
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Aqui a solução é um planejamento macro, tendo as perimetrais como bases de elos de vias expressas de trânsito rápido cortando a cidade em vários pontos e quadrantes, pois aqui entram 1500 novos veículos por mês, num total de 260 mil para uma população de 435 mil habitantes, acrescida ainda de outros 100 mil para trânsito temporário.
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O referido vereador conhece essa necessidade e tenha a certeza que deverá apoiar, assim como nós apoiamos a implantação de um novo, complexo e amplo planejamento de nossa cidade.
Por Carlos Calcagnotto
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