Depois de abrir as comemorações de seus 35 anos com a estréia do espetáculo BR-Paixão, em novembro de 2010, o Coral Municipal de Caxias do Sul lança seu primeiro CD: Mosaico, uma referência às pessoas, idéias e talentos que formam o grupo. O lançamento ocorre no próximo domingo, dia 24, às 20h, na Sala de Teatro do Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho.
No repertório, destacam-se as gravações Desgarrados e Cordas de Espinhos, canções premiadas do nativismo gaúcho, e o Hino de Caxias do Sul, que teve a participação da Orquestra Municipal de Sopros. Na trajetória recente do grupo, hoje formado por 35 integrantes, estão os espetáculos Gota D’Água (2004), Romancero Gitano (2005), Celebration (2006), Beatles – a Razão e a Paixão (2008) e Pare Olhe Escute (2010).
A maestrina Cibele Tedesco, que está à frente do projeto desde 2003, emocionada disse que todos foram fundamentais para a realização deste primeiro CD. “Penso que este trabalho se deve à vontade dos cantores de mostrar sua arte, sem isso não teria coral e Caxias é uma cidade muito rica nessa arte, pois são mais de 40 corais filiados e muitos que não estão, participam ativamente nas comunidades. Na verdade sempre existiram cantores que juntamente com os maestros, deram o máximo de si para levar a todos a música”.
Quando fala nos 35 anos do coral e apenas um CD lançado, Cibele não se diz contrariada. “De certa forma me sinto feliz e penso que poderíamos fazer um outro apenas com um tema. Existem tantos motivos, datas festivas importantes. O Natal por exemplo é um bom tema e talvez esteja aí o nosso foco”.
A escolha das músicas é a parte que exige mais cuidado, sensibilidade e por isso que muitas vezes um trabalho demora bastante. “Todas as músicas são compostas para corais, mas existem outras que são obras populares e precisam ser arranjadas para o formato coral”.
Para a maestrina, o melhor lugar para cantar é em qualquer lugar, independente se fechado ou aberto. “A única diferença básica é que ao ar livre, o custo é maior, precisa um equipamento maior, pois o som se propaga mais. Mas o importante mesmo é cantar para as pessoas onde elas estiverem”, finaliza.
Ainda para este ano, dando continuidade às festividades de aniversário do Coral Municipal, com o objetivo de resgatar a sua história e divulgar sua importante atuação na cidade e região da Serra Gaúcha, como dos cantores que estão à sua frente, estão programados o lançamento de um livro, escrito pelo jornalista Marcos Kirst e uma exposição que tem como curadora Stelamaris de Oliveira, que retratará a história do coral através de fotografias, figurinos e outras peças do acervo.
O Prefeito agradeceu a visita e destacou a diversidade e a interação com o público como marcas do grupo. “O Coral Municipal é formado por homens e mulheres de várias idades e está próximo do povo, no meio da comunidade. Este é um momento muito especial para a Cultura de Caxias”, disse Sartori. (Foto Ponto Inicial)
Nenhum comentário:
Postar um comentário