Setembro amarelo: AMRIGS promove palestra sobre comportamento suicida

Psiquiatras abordam tema sob o aspecto do uso abusivo de drogas


O comportamento suicida, tema de campanha da área da saúde durante o mês de setembro, será abordado em palestra na Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), na quinta-feira (14/09), às 19h. Conforme dados divulgados pelo portal “Setembro Amarelo”, os índices de quem tira a própria vida diariamente já são superiores às vítimas de AIDS e câncer. Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou no início do ano que o comportamento tem aumentado em jovens entre 15 e 29 anos, muitos em decorrência da depressão.

Diante estes dados, os psiquiatras Rafael Moreno Ferro de Araújo e Sérgio Noll Louzada irão abordar no evento o comportamento suicida e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e o uso do crack, visto que as drogas integram os fatores de risco.

Araújo é mestre e doutorando em neurociências na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e coordenador do programa de residência médica em psiquiatria da Sociedade Sulina Divina Providência, com sede no Hospital São José de Arroio do Meio. Além disso, é formado em terapias cognitivo-comportamentais (TCC) na Infância e Adolescência e ministra aulas no curso de medicina da Universidade do Vale do Taquari (Univates).

Já Louzada é médico psiquiatra da Prefeitura de Porto Alegre, membro da Câmara Técnica das Emergências do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (CREMERS) e membro da Comissão das Emergências da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

O evento faz parte da programação do Ciclo de Palestras, promovido pela AMRIGS, que tem o objetivo de oferecer palestras sobre temas atuais. A iniciativa também integra a campanha institucional “Saúde Preventiva: Pratique essa ideia!”. Para os próximos meses estão previstas as edições do “Outubro Rosa”, com palestra sobre câncer de mama e AVC; “Novembro Azul”, com painel sobre câncer de próstata e de pele; e o “Dezembro Laranja”, uma edição extra sobre o suicídio, criada em função da grande procura sobre este conteúdo.

Pacientes que precisam buscar ajuda, além dos tratamentos psicoterápicos e psíquicos, podem também entrar em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV) através do telefone 141 ou pelo site http://www.cvv.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...