Fatos Históricos de hoje, 04/06 por Valdir dos Santos

Criança 2

Hoje é o dia 4 de junho, quarta-feira. — Vigésima terceira semana do ano.– De janeiro a hoje passaram 155 dias. Faltam 210 para o fim  do ano.– Estação: Outono. Lua crescente a partir das 17 horas e 40 minutos.  – Signo de Gêmeos. — Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO ELEMIAH e devem rezar o Versículo 4 do Salmo 6 para obter maior proteção.
Pensamento do dia: Se queres a paz, prepara a guerra.
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – MENSAGEM DA REITORIA -  1º  Curso de Especialização em Filosofia na UCS – O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade de Caxias do Sul, em reunião no dia 4 de junho de 1975, aprovou o Projeto do Curso de Especialização em Filosofia, através da Resolução 6/75 CEPE/UCS.  Hoje a UCS conta com 4 programas de doutorado, 14 programas de mestrado e com dezenas de cursos de MBA e especialização, investindo na qualificação de seu corpo docente e na lapidação  de profissionais de alto nível necessários ao desenvolvimento integrado  da região e do país.
COMEMORAÇÕES DP DIA DE HOJE, 4 DE JUNHO  - DIA INTERNACIONAL DAS CRIANÇAS, VÍTIMAS DE AGRESSÃO, criado, pela ONU, em 1982.
O DIA DE HOJE, 4 DE JUNHO,  NA HISTÓRIA UNIVERSAL
1831 – BRUXELAS -  BÉLGICA – O Congresso Belga proclama o príncipe Leopoldo de Saxe-Coburg como o primeiro monarca da Bélgica independente.
1896 – DETROIT – MICHIGAN -  Henry Ford testa seu automóvel Ford pelas ruas de Detroit.
1915 – BAMAKO – MALI – Nasce o professor africano Modobo Keita, que foi secretário geral do Partido da União Democrática Africana e Presidente da República do Mali em 1960.
1939 – FLÓRIDA – ESTADOS UNIDOS – O navio Saint Louis, transportando 900 refugiados judeus da Alemanha, é expulso da costa da Flórida.
1941 – DOORN – HOLANDA - Morre Guilherme II, que foi Rei da Prússia e Imperador da Alemanha. Derrotada a Alemanha e proclamada a República em Munich, asilou-se na Holanda. Morreu durante a ocupação do país pelos alemães, na II Guerra Mundial.
1943 – BUENOS AIRES – ARGENTINA – Na Argentina, o presidente Ramon Castillo é deposto pelo exército do país num golpe de estado.
1944 – ROMA – ITÁLIA – Durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade de Roma é libertada pelo general norte-americano Mark Clark.. Os pontos históricos remanesceram intactos.
1946  – BUENOS AIRES – ARGENTINA -O general Juan Perón é o novo presidente da Argentina.
1954 -  PARIS- FRANÇA – O primeiro-ministro vietnamita, príncipe Buu Loc, e seu colega francês, Joseph Laniel, assinam tratados que dão ao Vietname completa independência.
1955 – VANCOUVER – CANADÁ – A Canadian Pacific inaugura uma nova linha entre Vancouver e os Países Baixos, sobrevoando o polo Norte e a Groenlândia.
1974 – INGLATERRA – REINO UNIDO - O Reino Unido apresenta suas exigências para renegociar seu ingresso no Mercado Comum Europeu.
1984 – BRASÍLIA – Brasil, México, Argentina e Colômbia pedem as 7 grandes potencias econômicas que discutam o estrangulamento da América Latina pela dívida externa.
O DIA DE HOJE, 4 DE JUNHO, NA HISTÓRIA DO BRASIL
1641 – BELÉM – PARÁ - Morre Pedro Teixeira, herói da conquista e ocupação da Amazônia.
1819 – RIO DE JANEIRO - Primeiros colonos suíços chegam para fundar Nova Friburgo.
1970 – RIO DE JANEIRO - Morre Álvaro de Barros Lins, crítico literário e ensaísta, natural de Caruaru, Pernambuco, onde nasceu em 14 de dezembro de 1914. Foi da Academia Brasileira de Letras. Chefiou a Casa Civil do Presidente Juscelino  Kubitschek que, em 1956, o nomeou Embaixador do Brasil em Portugal.
1980 – BRASÍLIA - O presidente Figueiredo desapropria cerca de 23.600 hectares no litoral paulista para construção das usinas 4 e 5 do programa brasileiro de centrais nucleares.
2000  – RIO DE JANEIRO - Morre, aos 58 anos, o cantor e compositor João Nogueira.
O DIA DE HOJE, 4 DE JUNHO, NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1911 -  MONTENEGRO - Nasce Edvino Augusto Friderichs,  jesuíta, professor e escritor.
1918 – SANTANA DO LIVRAMENTO – Nasce Antônio Guerra Acauan, novelista e tradutor.
1924 – SÃO GABRIEL – RS - Nasce Heron Gabriel de Lima Domingues,  radialista em Porto Alegre e Rio de Janeiro. Foi diretor  da Rádio Nacional e redator da United Press e colunista de A Noite.
1949 – SÃO FRANCISCO DE ASSIS - Nasce Tadeu Martins, poeta regionalista e artista gráfico.
1953 – CAXIAS DO SUL - Morre em São Paulo José Venzon Eberle, engenheiro metalúrgico e  industrialista, filho de Abramo e Elisa Venzon Eberle. Estudou e se formou na Alemanha, em Mittweida. Foi vereador em Caxias, presidiu e reformou a empresa paterna, a Abramo Eberle S.A. Foi uma voz de peso na comunidade. Nasceu em 17 de dezembro de 1901.
SANTOS DO DIA DE HOJE, 4 DE JUNHO  – DIA DE LOUVOR À SANTA CLOTILDE -  Em 545, morte de Santa Clotilde. Viúva, sofreu a morte de seus filhos, tragicamente assassinados. Retirou-se junto ao túmulo de São Martinho e ajudou o monarquismo através de numerosas fundações. Na Hungria, durante a perseguição de Diocleciano, o martírio de São Quirino, bispo. Intimado a sacrificar aos deuses, respondeu: ‘’Eu exerço o sacerdócio, e serei plenamente sacerdote se oferecer a mim mesmo em sacrifício ao Deus verdadeiro’’.- DIA DE LOUVOR A SÃO FRANCISCO CARACCIOLO – Em 1608, São Francisco Caracciolo. Encarregou-se do apostolado nas prisões. Incentivou a adoração perpétua da eucaristia.
O DIA DE HOJE, 4 DE JUNHO,  NA HISTÓRIA REGIONAL
1594 – ROMA – ITÁLIA - Fundada a Congregação das Irmãs de São João Batista, ditas Medéias. Em Caxias do Sul mantêm um Colégio, o São João Batista.
1884 – PORTO ALEGRE  - Dom Cláudio José Gonçalves Ponce de Leão, bispo do Rio Grande do Sul, nomeia o Pe. Augusto Finotti primeiro vigário da  Paróquia de Santa Teresa de Caxias.
1914 – GARIBALDI - Nasce Cândido Calcagnotto, filho de Antônio e de Ernesta De Marchi Calcagnotto, empresário comercial em Caxias do Sul, onde fundou o primeiro supermercado.
1927 – CAXIAS DO SUL - Circula o jornal Caxias, sob a direção de João Batista de Oliveira Melo.
1939 – CAXIAS DO SUL – A ÉPOCA publica ‘’As Minas Aéreas’’, uma invenção do Engenheiro Pedro Kerber, para serem usadas na defesa em bombardeios de cidades.
1952 – CAXIAS DO SUL – O Correio Riograndense volta a ser impresso em Caxias do Sul.
1953 – ANTÔNIO PRADO - Ao final da procissão de Corpus Christi, o Pe. Ernesto Mânica, em seu nome e no do bispo de Caxias do Sul, lidera uma manifestação de protesto contra  agressão, de que fora vítima o Pe. Reinaldo Zolet, coadjutor da paróquia, de parte do Delegado de Polícia.
1961 – ANDRÉ DA ROCHA - Fundação do CTG Tropeiro Lagoense.
1966 – CAXIAS DO SUL - O Departamento Municipal de Turismo inicia um programa de visitas à cidade, destinado aos alunos das escolas primárias locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...