Prefeito entrega Selo de Qualidade dos Produtos da Agricultura de Caxias a produtores de uva coberta

FOTO LUIZ CHAVES
O Prefeito José Ivo Sartori e o secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Nestor Pistorello entregaram nesta quinta-feira, dia 24 de fevereiro, no Salão Nobre do Centro Administrativo, o Selo de Qualidade dos Produtos da Agricultura de Caxias a 18 produtores de uvas protegidas.
   A criação do selo é uma das ações previstas no Planejamento Estratégico da SMAPA - Programa de Desenvolvimento Rural de Caxias do Sul. Visa garantir que o consumidor tenha um alimento saudável, qualidade dos produtos e qualificação aos produtores para que no futuro possam permanecer no mercado, cada vez mais competitivo.
   Os certificados foram entregues aos produtores Ademir Augusto Zanrosso, Ademir Trentin, Antônio Regalin, Euclides Venturin, Granja Gipan, Itacir Boff, José e Clari Boff, José Piccoli, José Zanrosso, Nélson Casagrande, Nélson Picolli, Ricardo Vaccari, Tânia Boff, Toss Uvas de Mesa, Uvas Biondo, Uvas do Meu Galpão, Uvas Valentini e Valderez Formigheri.
   Quatro critérios foram avaliados para que esses agricultores tivessem direito a receber o selo: socioambiental, tecnológico, gestão e alimentos saudáveis. O produtor se habilita para o processo e deve atingir uma pontuação mínima. Os itens são avaliados individualmente, recebendo pontuação de zero a três.
    De acordo com o representante dos produtores e presidente da Associação dos Produtores de Uva Protegida, Valderez Formighieri, o selo é importante para provar ao consumidor que a uva é livre de agrotóxicos. “Essa iniciativa, além de ser boa para para o produtor pelo fato de ficar menos exposto aos venenos, é ótima também para o consumidor, que vai saborear uma uva de mais qualidade”, disse.
   Conforme o secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Nestor Pistorello, o consumidor vai poder identificar, através do selo, um produto de qualidade por todos os critérios que são exigidos. “Nesse segundo ano, registramos um crescimento de 50% no número de produtores interessados em investir em qualidade”, destacou.
    Para o prefeito José Ivo Sartori, nesse conjunto de fatores, quem ganha é a comunidade de Caxias pela garantida da qualidade nos produtos adquiridos. “Iniciativa como esta ajuda a colocar a nossa cidade num patamar de destaque na construção de um projeto de vanguarda, que credencia e valoriza os nossos produtores e beneficia os consumidores.”
    A proposta do selo começou a ser implementada em outubro de 2009, quando a Secretaria de Agricultura procurou parceiros com objetivo de auxiliar na criação e desenvolvimento de um selo de qualidade para itens produzidos em Caxias.
    As entidades que apoiam o projeto são: Emater/RS - ASCAR, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural Patronal, Adcointer/CEASA-Serra, Inspetoria Veterinária, Fepagro, Embrapa, Sebrae, Senar, Cooperativas, Associação de Produtores, CIC - Câmara de Indústria Comércio e Serviços, Sindigêneros, Universidade de Caxias do Sul, Revinsul e Unidade de Governo Caxias do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...