UCS Bento obtém autorização do MEC para iniciar curso de Biomedicina
Crédito: Divulgação UCS |
Simbólico pelas comemorações das três décadas de regionalização da Universidade de Caxias do Sul (UCS), o ano de 2023 se encaminha para o final coroando o Campus Universitário da Região dos Vinhedos (Carvi) com mais uma conquista.
A instituição teve aprovado pelo Ministério da Educação, nesta semana, o requerimento para a instalação do curso de Biomedicina. Essa é a segunda graduação dentro dos chamados cursos da Área do Conhecimento de Ciências da Vida autorizada pela pasta neste ano em Bento, depois de Enfermagem, cujas aulas iniciaram em agosto. "Isso demonstra todo o compromisso da universidade em desenvolver suas comunidades, oferecendo os meios para impulsionar o crescimento, ao mesmo tempo, econômico e humano de toda região", constata o sub-reitor da UCS Bento, Fabiano Larentis.
Um dos principais fatores para a autorização do curso se encontra na infraestrutura do campus. O conjunto de laboratórios, incluindo o de Habilidades, com seus equipamentos de última geração, como os manequins que permitem simular situações diante de pacientes, foi um dos motivos. Outros estão ancorados no corpo docente e no conteúdo pedagógico.
Até então, apenas o campus-sede, em Caxias do Sul, oferecia o curso. Assim como lá, em Bento Gonçalves a oferta será com habilitação em bacharelado, inicialmente para 40 vagas. A formação será de quatro anos (oito semestres), e as aulas devem começar juntamente com o início do próximo ano letivo, no período vespertino-noite. "A chegada do curso de Biomedicina ao campus de Bento Gonçalves vem num momento importante, um momento de fortalecimento da área da vida, juntamente com os demais cursos da saúde que já são ofertados pela instituição em Bento Gonçalves. O curso está estruturado com acesso a toda a infraestrutura da UCS, sendo diversos laboratórios de ensino, pesquisa, informática e muito mais. E por fim, e não menos importante, o curso contará com corpo docente extremamente qualificado", diz a professora Liliana Portal Weber, coordenadora do curso de Biomedicina em Caxias do Sul.
O biomédico formado estará apto para atuar na análise de materiais biológicos, auxiliando no diagnóstico de diversas patologias, além de exercer atividades relacionadas às análises clínicas, hemoterapia, análises ambientais, análises bromatológicas (alimentos) e procedimentos estéticos.
Na área de patologia clínica, por exemplo, o futuro aluno aprenderá disciplinas como parasitologia, microbiologia, fisiologia e genética, entre outras. Também, terá aulas como cosmetologia clínica, procedimentos faciais e corporais, injetáveis e eletrotermofototerapia, podendo, assim, atuar na biomedicina estética. Além disso, aprenderá a atuar interprofissionalmente, conduzindo suas atividades dentro do rigor científico, ético e moral. Após o processo formativo, o acadêmico poderá optar por diferentes habilitações, tendo como escolhas Análises Clínicas, Análises Bromatológicas, Biologia Molecular ou Estética.
Além do curso de Enfermagem, o Carvi deu início neste ano aos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia de Computação. Para 2024, além do início da oferta de Biomedicina, há expectativa de início das graduações em Engenharia de Software, Engenharia de Controle e Automação e Gestão da Produção Industrial. O Carvi também pleiteia, para 2024, o curso de Medicina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário