Obra de Carlos Fajardo é tema de conversano Instituto Ling

Foto: Carlos Stein/Vivafoto
Artista e curador da exposição Espelho no espelho – em cartaz no Instituto Ling – conversam com o público no sábado, 24 de junho, com entrada franca

No dia 24 de junho, sábado, às 11h, o Instituto Ling promove uma conversa aberta ao público sobre a obra de Carlos Fajardo, um dos artistas visuais mais atuantes no Brasil desde a década de 60, cuja exposição Espelho no espelho está em cartaz no local. Participam do encontro o próprio artista e também o curador da exposição, Henrique Xavier. A entrada é franca por ordem de chegada, com vagas limitadas à lotação da sala.

Durante a conversa, Fajardo fala sobre a mostra, que apresenta sua produção mais recente, e a relação dessas obras com as suas cinco décadas de atuação. O curador Henrique Xavier contextualiza o lugar que o espelho ocupa na História da Arte, além de criar um diálogo entre Fajardo e outros artistas contemporâneos, destacando a singularidade e a potência de sua obra.

A exposição Espelho no espelho traz sete obras, entre fotografias, esculturas e instalações, criadas especialmente para serem apresentadas no Instituto Ling. Nessa mostra, que tem a curadoria de Henrique Xavier, Carlos Fajardo trabalha com materiais como vidros, espelhos e superfícies reflexivas, transparentes e coloridas, combinadas entre si e também associadas a fotografias de grandes dimensões, delicados tecidos, caixas e estruturas tridimensionais. As obras produzem labirintos estéticos para a percepção do espectador, que vê sua imagem refletida. Segundo o curador Henrique Xavier, “aexperiência produzida pela multiplicação de imagens nas obras de Fajardo exige que nos debrucemos criticamente sobre nós, pois, em tais obras, não apenas a nossa imagem foi deslocada, mas, principalmente, algo em nós mesmos”. Ao mesmo tempo, os trabalhos formam um conjunto coeso que reflete a si mesmo e interage com o ambiente da galeria, criando um diálogo entre as obras e espaço.

A exposição segue em cartaz até o dia 05 de agosto, com entrada franca, e tem patrocínio da Fitesa e financiamento do Governo RS / Sistema Pró-Cultura / Lei de Incentivo à Cultura.


Serviço:

Conversa com o artista Carlos Fajardo e o curador Henrique Xavier

Dia 24 de junho, sábado, às 11h

Local: Sala do Meio do Instituto Ling

Entrada Franca por ordem de chegada, sujeita à lotação da sala (30 lugares)
Exposição Espelho no espelho

Local: Galeria do Instituto Ling

Período de exibição: até 05 de agosto de 2017

Horário: de segunda a sexta, das 10h30min às 22h e sábados, das 10h30min às 20h

Entrada Franca

Agendamento grupos e escolas: solicitações pelo email educativo@institutoling.org.br ou pelo fone (51) 3533-5700

Endereço: Rua João Caetano, 440 | Bairro Três Figueiras | Porto Alegre

Fone: 51 3533-5700 | Email: instituto.ling@institutoling. org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...