Campanha de vacinação contra a febre aftosa é prorrogada até 16 de junho


As chuvas dos últimos dias dificultaram o descolamento dos produtores

Os produtores de bovinos da região terão um prazo maior para imunizarem seus rebanhos. A campanha de vacinação da febre aftosa, que terminaria nesta quarta-feira (31/05), foi prorrogada até o dia 16 de junho. A prorrogação aconteceu por causa das fortes chuvas das últimas semanas que dificultaram o acesso dos produtores rurais.

Com o aumento deste prazo, a apresentação da nota fiscal das vacinas deve ser feita até o dia 23/06. Já a declaração de rebanho deve ser feita o quanto antes por todos os produtores que ainda não regularizaram a documentação.

A Inspetoria Veterinária do Rio Grande do Sul informa que não haverá doação de vacina por determinação do Governo do Estado. Todos os produtores deverão comprar as doses para aplicar em seu rebanho. É preciso comparecer nas agropecuárias credenciadas e, após, apresentar a nota fiscal de compra na Inspetoria Veterinária. Na nota fiscal, deverá constar o nome dos produtores titulares que utilizarão as vacinas da referida compra para imunizar seus rebanhos. Não é necessária autorização para adquirir as doses.


Avisos importantes para facilitar a vacinação:

O produtor deverá possuir caixa de isopor com gelo para transportar os frascos da vacina até a propriedade. Não serão entregues frascos de vacina sem caixa de isopor com gelo. 

Após a compra, o produtor terá cinco dias para aplicar nos animais. 

Os produtores que ainda não declararam seus animais, devem fazê-lo o quanto antes na Inspetoria Veterinária do RS. 


A emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA) deverá respeitar o cumprimento dos devidos prazos, contados a partir da última vacinação contra a febre aftosa: 

a) 15 dias para animais com uma vacinação;

b) Sete dias para animais com duas vacinações;

c) a qualquer momento após a terceira vacinação;

- animais destinados ao abate, durante o período de Campanha Vacinal, ficam dispensados da obrigatoriedade da vacinação.

A Inspetoria Veterinária está à disposição para o esclarecimento de dúvidas dos produtores rurais. O órgão fica localizado na Avenida da Vindima, 1855, próximo ao Parque dos Macaquinhos. Os telefones para contato são 3209.8082 e 3209.8052.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...