Comunidade celebrou a data com uma torta de 127 quilos no largo do Centro Administrativo
O aniversário de 127 anos de emancipação de Caxias do Sul proporcionou momentos de alegria e confraternização aos moradores. O evento foi descentralizado com atividades pelo interior e também na cidade. As ações reuniram 3 mil pessoas ao longo do dia.
A Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Smel) levou aos distritos atividades esportivas, brincadeiras, ginástica e dinâmicas de lazer. As comunidades de Fazenda Souza, Vila Seca, Vila Cristina, Criúva, Santa Lúcia do Piaí, Loreto (2ª Légua) e Parada Cristal participaram das comemorações nas escolas e salões paroquiais.
Na cidade, a animação tomou conta da Praça Dante Alighieri. Durante a tarde, os moradores puderam fazer sessões de reiki, massagem e meditação. Teve também a prática de badminton, que atraiu o casal Alisson Ceratti e Talita Ferrão. “O esporte é uma forma de inclusão. Por isso, é importante trazer para o centro da cidade atividades que não são muito comuns no dia a dia. Comemorações como essa, facilitam a integração e o conhecimento de novas modalidades, principalmente pelo lado das crianças”, contam.
Houve também apresentações de dança, promovidas pela Companhia Municipal de Dança, e a distribuição de 300 toneladas de frutas, feitas pela Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Uma variedade de atrações que chamou a atenção da professora Letícia Carvalho. Natural de São Borja, ela se mudou para Caxias há cinco anos. “É a primeira vez que eu participo das atividades do aniversário da cidade. Eu gosto de viver aqui e, acredito, que essa é uma forma de valorizar todos os caxienses”, enfatiza.
Torta de Aniversário
Uma das atrações mais esperadas do aniversário era a torta de chocolate de 127 quilos que foi distribuída para cerca de mil pessoas no Largo do Centro Administrativo. O ato contou com a presença do prefeito Daniel Guerra, secretários municipais, representantes do poder legislativo e da rainha e princesas da Festa da Uva 2016.
Após a benção ecumênica de representantes da Igreja Católica, Igrejas Evangélicas e Religiões Afro, a comunidade ouviu o hino de Caxias do Sul e cantou o tradicional Parabéns a Você. Na sequência foram servidas as fatias da torta, além de docinhos e sucos. Um momento de dupla celebração para o jovem Artur Leme de Barbosa que comemorou o aniversário de 13 anos junto com Caxias. “Eu adoro a cidade, é acolhedora. E a torta está deliciosa!”, disse.
A mudança de local da comemoração foi aprovada pela comunidade. “Faz uns 12 anos que eu participo. Mudou bastante, mas ficou bom. Espaço melhor, tem coisas para as crianças brincarem”, observou a dona de casa Michele Nunes de Paula. “Foi bem diferente esse ano, a começar pelo bolo. Está melhor, bem melhor. E todo ano tem que ir melhorando”, afirmou a bem-humorada estudante Crislaine Sousa.
Além da torta, dos docinhos e das frutas, que foram custeados pelos secretários municipais, o evento no Centro Administrativo teve também aulas coletivas de dança, jogos gigantes, recreação infantil e o retorno da pipa piscina.
As atividades da tarde encerraram com uma sessão solene em homenagem ao Município na Câmara de Vereadores. Em seu discurso, o prefeito Daniel Guerra destacou o trabalho das pessoas que ajudam a construir uma cidade cada vez melhor. “Caxias está repleta de histórias de gente que a escolheu para viver. São 127 anos de emancipação e de uma bela história construída por pessoas anônimas que trabalham para tornar a cidade um lugar mais feliz”, declarou.
O dia de homenagens encerrou com uma apresentação da Orquestra Municipal de Sopros na Igreja São Pelegrino.
Fotos: Petter Campagna Kunrath
Nenhum comentário:
Postar um comentário