Hemocs promove encontro alusivo ao Dia da Hemofilia


A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs), em parceria com a Associação dos Hemofílicos da Região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, promoveu neste sábado (29/04) encontro alusivo ao Dia Mundial da Hemofilia, celebrado em 17 de abril. A ação, realizada no auditório da SMS, contou com a participação de pacientes, familiares e profissionais da saúde.

Na abertura do encontro, o vice-presidente da Associação, Eloi Luiz Pietrobelli, expôs o panorama do tratamento da hemofilia no Brasil. O secretário da Saúde, Fernando Vivian, afirmou estar também engajado na luta pelos direitos das pessoas com hemofilia. A diretora técnica do Hemocs e médica hematologista, Sabrina Wisintainer, também participou da atividade.

Após as manifestações, os presentes assistiram a um show com os mágicos Marwel e Lia. Para encerrar as atividades, confraternizaram em um coquetel. O encontro contou com a parceria da Federação Brasileira de Hemofilia.

Saiba mais:
A hemofilia é uma doença genética, hereditária ou adquirida, caracterizada pela deficiência de fatores da coagulação. Essa alteração leva a sangramentos espontâneos e de repetição, principalmente em articulações, o que pode deixar sequelas irreversíveis com a destruição da articulação envolvida.

O tratamento consiste na reposição dos fatores de coagulação deficientes, que são disponibilizados pelo Hemocs, via Ministério da Saúde. Atualmente, há cerca de 70 hemofílicos cadastrados.

A hemofilia é uma doença incurável, mas de possível controle. O tratamento para hemofílicos somente é realizado pelo Sistema Único de Saúde. Para acessar o serviço, o paciente é encaminhado por um profissional médico, podendo ser de Unidade Básica de Saúde ou de consultório particular.



Foto Andressa Boeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...