Exposição “Das dores às cores” apresenta 40 obras inéditas da artista plástica Tere Finger

Foto: Luizinho Bebber
Mostra estará em exibição de 5 a 27 de maio, na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim

Influenciada por grandes nomes da história da arte, como Van Gogh e Iberê Camargo, a artista plástica Tere Finger leva algumas de suas criações, pautadas pela expressividade do gesto e da cor, para a Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, na Casa da Cultura. Com curadoria de Silvana Boone, a artista exibe sua primeira mostra individual "Das dores às cores", no período de 5 a 27 de maio. O vernissage para convidados ocorre nesta quinta-feira (04/05), às 19h30min.

Com uma temática de corpos expressivos, carregados de simbolismos, o trabalho apresenta uma série inédita de 40 obras, pintadas com tinta acrílica sobre tela e papel. Em criação há um ano e meio, a exposição é norteada na própria biografia de Tere Finger, em especial sobre as dores vividas e sentidas junto às pessoas de sua convivência. Vinda de uma família muito grande, a figura da mãe e do irmão, portador de paralisia infantil, foram grandes referências em seu processo criativo.

Eu comecei pintando influenciada pelo expressionismo e, no decorrer dos anos, acabei mudando minha produção artística para imagens mais realistas, para que houvesse maior aceitação do meu trabalho. Há cerca de cinco anos, retomei o gesto expressivo, que é onde verdadeiramente me mostro. Hoje, falo da minha história nas obras. Tenho muito a contar”, revela Tere.

exposição é aberta ao público e pode ser visitada a partir de sexta-feira (05/05). Os horários são: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 10h às 16h.

Sobre a artista
Graduada em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Tere Finger, 55 anos, interage com esse universo desde sua infância. Aos sete anos, fez seu primeiro curso na área de artes. Foi professora de dança na década de 80, de educação artística na rede estadual entre 1990 e 1997 e, no começo de 2000, lecionou voluntariamente na APAE de Flores da Cunha. Após esse período, além de empreender no ramo de decoração, passou a se dedicar ao seu ateliê, desenvolvendo trabalhos para pequenas exposições da região, e aprimorando seus conhecimentos na área.

Em 2016, a artista recebeu um pedido especial: o diretor de cinema Bruno Saglia solicitou uma releitura do pintor austríaco Gustav Klimt para o filme “Diminuta”. A tela estava presente no cenário do quarto do ator Reynaldo Gianecchini. Outro marco em sua carreira é a participação com a obra “Finitude” na 4ª Bienal Internacional Mulheres D’Artes, que segue até junho em Portugal.

Sobre a curadora 
Silvana Boone é doutora em Artes Visuais (PPGAVI-UFRGS), mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), professora e pesquisadora na Universidade de Caxias do Sul (UCS) desde 1995, orientadora de projetos, curadora e crítica de arte.

Serviço
O quê: exposição "Das dores às cores", de Tere Finger 
Quando: de 5 a 27 de maio 
Onde: Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim (Rua Dr. Montaury, 1.333 - Casa da Cultura), em Caxias do Sul (RS) 
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e ao sábado, das 10h às 16h
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...