Alimentação saudável contra a obesidade infantil

Ação conjunta da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) e Associação Brasileira de Apoio a Operados Bariátricos (ABAOB) mostrou elementos fundamentais para uma vida saudável


A iniciativa reuniu um grupo de 40 alunos do 1o ano da Escola Estadual de Educação Básica Apeles Porto Alegre, no Bairro Santana, para participar de uma oficina de merenda saudável. A programação contou com um bate-papo abordando a importância dos alimentos e seus diferentes grupos na pirâmide alimentar, além de uma aula prática sobre como preparar um delicioso sanduíche natural, ministrada pelo chef Jefferson Silva. A ação foi realizada pela Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) em parceria com a Associação Brasileira de Apoio aos Operados Bariátricos (ABAOB) na tarde desta quinta-feira (27/04). 

A presidente da ABAOB, Bianca Tessele, ressaltou a importância de oferecer uma programação lúdica e pedagógica para experimentação e difusão de conceitos de alimentação saudável e nutritiva. 

- Queremos prevenir e conscientizar a população sobre as consequências da obesidade e, nada melhor, do que começar este processo com as crianças. Em Porto Alegre, por exemplo, 33% dos jovens de cinco aos nove anos estão acima do peso ideal e isso é muito preocupante. Nesta conversa, falamos sobre a importância da boa alimentação, da prática de atividade física e como isso contribui para evitar doenças que a obesidade pode causar, como hipertensão e diabetes, entre outras - lembrou Bianca Tessele.

Ao final do encontro, os alunos ganharam um folheto explicativo e sementes para plantar em suas casas e começarem uma hortinha, utilizando garrafas pets. Além das escolas, os eventos do "Desobesa Brasil" são realizados em espaços públicos como praças e parques, possibilitando o contato da população com nutricionistas, médicos, cirurgiões, educadores físicos, psicólogos e fonoaudiólogos. Em 2016, quase 10 mil pessoas foram atendidas nessas atividades. 

Dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2016, apontam como preocupantes os índices de obesidade em crianças menores de cinco anos, principalmente em países em desenvolvimento. Segundo o relatório, 41 milhões de crianças nessa faixa etária estão obesas ou acima do peso no mundo todo. No Brasil, os dados apontam que um terço dessas crianças estão acima do peso ou obesas.

A Associação Médica participou dessa ação do projeto "Desobesa Brasil" por meio de sua campanha "Saúde Preventiva: Pratique essa Ideia!".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...