Técnicos da mineradora conheceram a represa inaugurada há cinco anos, acompanhados pelo diretor-presidente do Samae
No dia 15/03, técnicos da mineradora Vale visitaram as instalações do Sistema Marrecas. A visita teve como objetivo conhecer osmateriais utilizados na represa e buscar informações sobre a obra das adutoras de água bruta e tratada.
O Sistema Marrecas é considerado referência nacional por ter adutoras operando com um grande diâmetro e uma vazão alta e despertou o interesse desta empresa, que planeja implantar algo semelhante. A mineradora possui foco na produção de minerais como o ferro, mas tem projetos para a implantação de adutoras de grande porte para recirculação de água residual em 2018 e 2019.
“Conhecer empresas que tem foco no saneamento e na água é interessante porque foge da área industrial pesada. O sistema do Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) é singular. No Brasil, é uma obra difícil de encontrar”, ressalta Ewerton Dutra, gestor de projetos e coordenador de empreendimentos da empresa.
De acordo com Gerson Panarotto, diretor-presidente do Samae, a visita foi para repassar informações técnicas e tirar dúvidas quanto à implantação da tubulação. “Eles planejam fazer algo compatível com o que foi usado aqui. Fornecemos informações referente às dificuldades da implantação e à operação destas adutoras. Ao final da visita, os técnicos se mostraram satisfeitos”, afirmou Panarotto.
Tratamento de Água
Com as represas da cidade regularmente cheias, devido ao bom planejamento da autarquia e o consumo consciente da população, o Samae possui total controle quanto ao abastecimento de água na nossa cidade.
Além disso, com as seis Estações de Tratamento de Água em operação, você tem a segurança de que a água que recebe em sua torneira é totalmente própria para o consumo. Isto porque todas atendem a Portaria nº 2.914/2011, do Ministério da Saúde, que define os padrões de potabilidade da água no Brasil. Juntas, elas produzem cerca de 120 mil metros cúbicos de água por dia. No interior, alguns distritos e localidades são abastecidas por poços artesianos operados e monitorados pelo Samae.
Medidas, como estas e tantas outras, que fazem de Caxias do Sul a primeira cidade do Estado nos índices de saneamento básico, e referência nacional no segmento.
Conheça o SAMAE
Conheça o SAMAE
Criado em 1966, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto é uma autarquia, ou seja, entidade pública, criada por lei específica, que possui autonomia, personalidade jurídica e patrimônios próprios em relação à administração pública direta. Há 51 anos, é responsável por manter e proteger os recursos hídricos de Caxias do Sul.
Ao longo de nossa história, ganhamos diversos prêmios, de reconhecimento dos esforços para melhorar a qualidade de vida da nossa cidade. Ainda mais importante que os prêmios, é poder contar com a sua colaboração para continuar prestando um serviço de qualidade para toda Caxias do Sul.
Samae, patrimônio da nossa Cidade!
Foto Caroline Rosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário