CAXIAS DO SUL – A Coordenadoria da Acessibilidade da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, em parceria com a Associação de Pais e Amigos de Autistas de Caxias do Sul (AMA), realizou atividades alusivas ao Dia Mundial da Consciência sobre o Autismo, celebrado ontem, dia 02/04. A abertura das atividades ocorreu no Anfiteatro da Câmara de Vereadores.
Após a abertura, ocorreu palestra com a painelista Renata Costa de Sá Bonotto sobre Inclusão Social e Educacional da Pessoa Autista. Em seguida, houve uma mesa redonda com especialistas da área. Para a titular da Coordenadoria da Acessibilidade, Rosa do Carmo Fonseca, o objetivo das atividades é alertar a comunidade caxiense sobre o tema. “O autista deve ser respeitado e devemos buscar cada vez mais a inclusão dessas pessoas na sociedade, para que elas possam levar suas vidas de maneira íntegra e com qualidade”, disse.
A próxima atividade está marcada para ocorre no domingo (06), das 14h às 18h, no Parque dos Macaquinhos. É a 2ª Parada Tarde Azul, com apresentação do Teatro de Bonecos Molhados na Chuva e o músico Samuel Sodré, além de atividades recreativas como o Ônibus Brincalhão e a cama elástica da Secretaria do Esporte e Lazer (SMEL). Em caso de chuva, o evento será transferido para o próximo final de semana.
O autismo é uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização e de comportamento. Esta disfunção faz parte de um grupo de síndromes chamada Transtorno Global de Desenvolvimento (TGD), também conhecida como Transtorno Invasivo do Desenvolvimento.
Para marcar o Dia Mundial da Consciência sobre o Autismo, a fachada do Centro Administrativo Municipal, o Monumento Nacional ao Imigrante e o chafariz da Praça Dante Alighieri receberam a tonalidade azul, cor símbolo do autismo.
(FOTOS ÍCARO DE CAMPOS
FOTOS ANDRÉIA COPINI (Chafariz)
Nenhum comentário:
Postar um comentário