Na ocasião, cerca de 300 participantes acompanharam palestra sobre os círculos de paz, proferida por Leoberto Brancher
CAXIAS DO SUL – A Secretaria Municipal da Educação (SMED), em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social (SSPPS), acompanhou no dia 01.04 a abertura das atividades de 2014 do Programa CIPAVE - Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar. A solenidade ocorreu na Casa da Cultura e contou com a palestra “A paz que nasce de uma nova justiça”, proferida pelo Juiz da Vara da Infância e Juventude de Caxias do Sul, Dr. Leoberto Narciso Brancher.
Cerca de 300 pessoas, entre pais, professores, funcionários e equipes diretivas das escolas da rede municipal de ensino acompanharam a explanação, que destacou a importância dos ciclos de paz. Brancher ainda abordou os protagonismos e as possibilidades para as escolas no mundo contemporâneo, bem como as centrais de justiça restaurativa como política de pacificação social em Caxias do Sul.
A diretora administrativa da SMED, Elaine Bortolini, enfatizou a importância da discussão sobre a paz nas escolas. “A aprendizagem é facilitada quando ela ocorre em um ambiente tranquilo e saudável. Queremos instituir a cultura de paz em todos os espaços escolares, e a união de diversas forças contribui para atingir este objetivo”, destacou.
O secretário de Segurança Pública e Proteção Social, Roberto Louzada, destacou os expressivos resultados do Programa. “A redução de 51% nos índices de violência escolar nos últimos três anos só foi possível graças ao apoio dos pais, professores, entidades parceiras e administração municipal. Queremos levar a mensagem de paz a todos, pois só vamos construir um país melhor com o esforço e o auxílio de diversas forças”, ressaltou o titular da pasta.
O Prefeito Alceu Barbosa Velho comemorou o empenho dos participantes e a implantação do Programa Municipal de Pacificação Restaurativa. “Hoje é um dia muito importante para Caxias do Sul, pois foi aprovado na Câmara de Vereadores a lei que trata da justiça restaurativa e da cultura de paz. A soma dos esforços converge em forças positivas, fazendo as coisas acontecerem. Pequenos atos têm grande importância, como estes que estendem a bandeira da paz”. O Prefeito ainda agradeceu aos presentes. “É muito importante seguirmos unidos, a fim de que a paz seja praticada em todos os espaços. Em nome do município, recebam o meu muito obrigada”, finalizou.
O Programa CIPAVE visa diagnosticar problemas no entorno da escola, por meio de sua comissão, formada por pais, alunos, professores, funcionários e direção. Em 2013, o sistema CIPAVE Online registrou redução de 51% nas ocorrências em relação a 2010 e 21% se comparado a 2012.(FOTOS REGINA LOVATEL E ANDRESSA BOFF)
Nenhum comentário:
Postar um comentário