Agendas foram cumprida no Litoral Norte nos últimos dois dias

DSCF1792
CAXIAS DO SUL – Nos últimos dois dias, a deputada Marisa Formolo (PT) cumpriu agenda no Litoral Norte do estado, na Câmara de Vereadores de Itati, se reuniu com comerciantes do município, de Terra de Areia e de Três Forquilhas. No dia 13/02, participou de reunião com agroecologistas da Cooperativa Econativa em Três Cachoeiras. Nas duas agendas ouviu as demandas dos agricultores e comerciantes e encaminhou soluções.
Em Itati, Marisa esteve com a Associação Tendas do Itati (ATI) que relatou a situação de cerca de 50 famílias do município, que vivem da renda das tendas localizadas às margens da RS 453 – Rota do Sol. As famílias se sentem ameaçadas de perder tudo, já que os alimentos de origem animal que produzem, como o mel e o queijo, não estão certificados pelo Sistema de Inspeção Municipal (SIM), que os municípios de Itati, Terra de areia e Três Forquilhas não oferecem. A parlamentar entrou em contato com o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Rural (EMATER), Lino de David, que se comprometeu a disponibilizar um técnico para orientar as prefeituras na instauração do sistema e também a incluir os produtores no projeto de lei de regularização do queijo artesanal, que será proposto pelo Executivo. “A agricultura familiar é responsável por 70% de tudo que consumimos, por esse motivo os produtores e comerciantes precisam receber apoio”, afirmou Marisa.
Em três Cachoeiras, Marisa teve encontro com agroecologistas e conheceu a Cooperativa dos Consumidores de Produtos Ecológicos (COOPET), onde apresentou seu projeto de lei que determina que o Estado adquira alimentos de qualidade para as escolas e ouviu as demandas e dificuldades ainda enfrentadas por eles para colocar no mercado sua produção. Os produtores também informaram sobre a incidência de furtos de palmeiras na região do Litoral Norte, demanda que Marisa se comprometeu a buscar ajuda junto ao Ministério Público, para que haja uma investigação e se chegue até essa quadrilha que tem causado prejuízos na região.
A deputada também aproveitou a ocasião para pedir apoio para o projeto de lei 99/2013, de sua autoria, que determina que os alimentos que obtiveram contato com agrotóxicos durante sua produção possuam essa informação em seus rótulos. “Temos várias leis que beneficiam os produtores da agricultura familiar e esse vem para garantir também o direito do consumidor de saber o que está consumindo”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...