Prefeito Alceu avalia primeiros dias da viagem ao Chile


Amesne (2)
CAXIAS DO SUL - O Prefeito Alceu Barbosa Velho acompanha a comitiva de prefeitos e vice-prefeitos da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) na Missão Técnica ao Chile.
Nos primeiros dias da semana, a programação do grupo foi intensa, com destaque para a agricultura. “Neste segmento temos muito para aprender com os chilenos. Trânsito e mobilidade não devemos nada, apesar dos nossos problemas. Estradas, são muito boas, tudo com pedágio”, destaca o Prefeito Alceu nas redes sociais.
No Campus Huechuraba – que abriga a Faculdad de Medicina, Faculdad de Ciencias Silvoagropecuarias, Instituto de Arte Y Tecnologia Audiovisual e Instituto de Comunicación y Nuevas Tecnologias – o grupo foi recebido pelo Decano (Diretor) da Faculdad de Ciencias Silvoagropecuarias, prof. Eduardo Venezian Leigh.
O diretor fez uma breve apresentação do sistema agropecuário existente no Chile, destacando as principais culturas. Segundo ele, mais da metade da produção agrícola do país é exportada, tendo como principal mercado os Estados Unidos, seguido da União Européia e países vizinhos, porém, estão entrando fortemente no mercado asiático.
Leigh afirmou ainda que dos aproximadamente 300 mil unidades de produção agrícola, 260 mil são familiares (agroindústrias). As demais são maiores, empresas constituídas. “93% das propriedades rurais no Chile tem até 12 hectares. Muito parecido com Caxias, daí o sucesso de sua produção agrícola”, informa Alceu.
As palestras prosseguiram com o subdiretor da Oficina de Estudios y Politicas Agrarias (Odepa), Ignacio Garcia, que falou sobre as políticas setoriais voltadas à agricultura e, após, o assessor do Instituto Nacional de Desenvolvimento Agropecuário (Indap), Macario Achondo apresentou as formas de apoio ao desenvolvimento produtivo e sustentável da pequena agricultura no Chile. O Indap é uma entidade semelhate à Embrapa no Brasil.
Ainda na segunda, os prefeitos da comitiva foram recebidos pela Alcaldessa (Prefeita) de Santiago, Carolina Tohá, que falou sobre a situação atual do município, agradeceu imensamente a presença do grupo e recebeu algumas lembranças. “Tive uma boa conversa com a Prefeita de Santiago, boa troca de informações, intercâmbio indispensável. Continuaremos aprendendo”, comenta o Prefeito de Caxias.
Da Prefeitura, o grupo seguiu diretamente para uma visita ao Prédio Frutícula-Vitícula e para a propriedade “La Viña Quintay”, acompanhados pelos professores das áreas de fruticultura e viticultura da Escola de Agronomia da Universidad Mayor, Jorge Wicha e Claudio Cafati.
Dia 05/11 (terça), os prefeitos estiveram pela manhã na Universidad Mayor onde acompanharam palestras sobre Fomento à Inovação Agrária; Investigação Agropecuária Nacional; Proteção Fitossanitária em Território Chileno e Apoio aos Fruticultores. “Do centro de Santiago até a Universidade, mais ou menos 50 km, a impressão que temos é de estar entre Canoas e Porto Alegre. Congestionamento total”, compara Alceu.
Já à tarde o grupo será recepcionado pelo Embaixador do Brasil no Chile, diplomata George Lamaziere. Para finalizar, está marcada uma visita técnica à “Viña De Martino”.
(Foto Mônica Rachele Lovera/AMESNE (na Prefeitura de Santiago)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...