Rainha do Carnaval conclama a todos para participar da folia


Rainha Josiane Mello
CAXIAS DO SUL - Josiane Mello, Rainha do Carnaval de Caxias do Sul participa ativamente dos eventos nas escolas, vai aos ensaios, e, sem privilégios, coloca muito samba no pé, seja em qualquer agremiação da cidade, mesmo que não a escola do coração, a Protegidos da Princesa. Para a menina, não existe Carnaval se não houver envolvimento total com as cores do pavilhão e pela cultura popular, que são as folias momescas.
A reportagem acompanhou a rainha em uma de suas incursões pelos barracões da vida, desta feita, na Sociedade Recreativa Cultural Incríveis do Ritmo do bairro Pioneiro, que tem na presidência, Leandro Velho, um esperançoso pela conquista do título deste ano na Sinimbu. Tudo certo, tudo pronto, fantasias prontas, passarela sendo preparada com cuidado, convites sendo vendidos e os ensaios finais das baterias, que prometem dar um show particular, dentro das suas capacidades de realizações.
“Sou apaixonada pelo Carnaval, por isso participei do concurso para realizar um sonho acalentado. Acredito no carnaval, quero muito que dê tudo certo e vou me empenhar ao máximo para que cada uma das agremiações façam bonito na avenida”.

Protegidos da princesa, celeiro de Rainhas

“Não vejo que seja coincidência a Protegidos ter revelado muitas Rainhas ao longo da história do Carnaval de Caxias. Acredito sim na valorização das pessoas, pois ela investe na candidata, apostam no trabalho desenvolvido ao longo dos tempos e por isso invariavelmente consegue eleger a sua representante. A Protegidos coloca para ganhar e oferece a sua melhor estrutura em prol da menina, então o resultado aparece em forma de faixa e coroa”.

Carnaval de Caxias ameaça, mas não decola

“Acredito que a união das escolas seria fundamental para o carnaval da cidade decolar. Cada um puxando para um lado fica bem difícil de acontecer. Se todas as pessoas que criticam vivenciassem mais o carnaval da cidade, talvez houvesse uma contribuição maior. É preciso ter conhecimento de causa sobre o que realmente acontece para criticar as festas carnavalescas daqui. É isso aí, um maior envolvimento das pessoas, respeito com as escolas, união em torno dos objetivos e a participação da comunidade são quesitos importantes antes de qualquer outra coisa que se possa dizer ou pensar”.

A coroa da Rainha tem muitos significados

“Fui Rainha da Bateria da Unidos da Zona Norte em uma ocasião e tenho uma identificação com tas as agremiações porque sei o trabalho que cada uma realiza. Acho que é um grande ganho ser a Rainha deste ano, fiquei lisonjeada com a vitória, agora curtir ao máximo e já pensar em transmitir a coroa para a próxima eleita em 2013”.
1ª Princesa Andriele, Marcos Teixeira, Rei Momo, Rainha Josiane e 2ª Princesa Maria

Agora o convite para os caxienses

“Deixo aqui o convite de toda a corte para as folias de momo que acontecessem nos dias 18 e 19 de fevereiro na Sinimbu. Será uma grande festa e acredito que será melhor ainda que 2011, que igualmente foi boa. Todas as escolas estão se organizando para fazer o melhor.
Apesar da demora do pagamento das verbas do ano passados ter sido pagas praticamente 15 dias antes do evento deste ano, o trabalho não diminuiu, as agremiações mantiverem o seu trabalho em ritmo acelerado, sabendo que os desfiles na avenida não dependiam desse dinheiro. É importante, mas não é fundamental, uma vez que a grande maioria das entidades possuem seus pavilhões, realizam os seus eventos, arrecadam nos ensaios para suportar qualquer tipo de imprevisto”.

Perfil da Rainha

Josiane Mello, 23 anos, solteira, estudante de Pedagogia na UCS, trabalha no SENAC na área com adultos, apesar de que seu sonho ainda é trabalhar com crianças, seu maior foco.
A menina participa ainda há dois anos do projeto de dança Misto, Mistura de Som e Sotaques, (samba, maracatu, etc., da Secretaria da Cultura de Caxias do Sul.

Corte do carnaval 2012

Josiane Mello, de 22 anos, que representa a Escola de Samba Protegidos da Princesa é a Rainha do Carnaval de Caxias do Sul 2012. As princesas são Andriele da Rosa Vargas, 16 anos, da Escola Acadêmicos XV de Novembro e Maria Caroline Beltrami Ferreira, 17 anos, da Escola Incríveis do Ritmo.
As três representantes da folia caxiense foram as escolhidas dentre as 13 candidatas que disputavam o concurso, realizado em 10 de dezembro do ano passado.
Quem completa a Corte do Carnaval é Marcos Teixeira, de 55 anos, que já foi Rei Momo em 1998, 1999 e em 2011. (Fotos Ponto Inicial).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...