CAXIAS DO SUL - Sempre cotadíssimo para as próximas eleições municipais que ocorrem em 2012, o deputado estadual Alceu Barbosa Velho engrossa o coro quando se fala em aumentar o número de vereadores de Caxias do Sul, prefere não interferir na greve dos médicos que já ultrapassa os 100 dias, não polemiza sobre as questões da atual administração e espera pelos partidos da base para se posicionar sobre uma possível candidatura à prefeitura.
Atualmente Alceu faz parte da mesa diretora da Assembléia Legislativa como vice-presidente e desempenha, juntamente com outros deputados de Caxias, Maria Helena Sartori e Marisa Formolo importante papel a nível estadual, norteando os assuntos que dizem respeito ao município. Como ex vice-prefeito deixou um legado que aos poucos os caxienses vão entendendo, mas que volta e meia vem um ou outro questionamento sobre a não continuidade na política local, uma vez que muitas demandas foram encaminhadas por ele, juntamente com o prefeito Sartori, e que agora muitas delas estão sendo inauguradas e outras em desenvolvimento.
Sobre a sua candidatura, o Ponto Inicial divulgou em primeira mão a sua intenção de ser o prefeito de Caxias do Sul, por isso é justo que os leitores saibam o que mudou e o que continua inalterado na concepção de Alceu no que se refere ao pleito que se avizinha, bem como as coisas corriqueiras da cidade.
Acompanhe abaixo algumas considerações que o PI fez em entrevista exclusiva no início deste mês.
PONTO INICIAL – Alceu Barbosa Velho é o candidato do PDT nas próximas eleições municipais?
ALCEU BARBOSA VELHO – O Partido Democrático Trabalhista – PDT, na sua convenção disse que se for mantida a unidade com os partidos da base aliada e se houver um candidato do PDT à prefeitura serei eu. Mas é bom frisar que nem o partido e muito menos eu estamos afirmando que serei eu a concorrer para a majoritária. O partido sozinho não tomará nenhuma decisão, salvo se for com toda a base do governo Sartori, pois é essa prerrogativa que nos dará a condição de concorrer em 2012.
PI – Quais os prós e contras em estar atuando como deputado estadual?
ALCEU – Continuo morando em Caxias e atendendo os interesses da minha cidade, dos meus amigos e eleitores, principalmente depois que me tornei político, em 1997, essa relação tem a cada dia que passa se fortalecido ainda mais.
O fato de ter ido para a Assembléia Legislativa nos dá maiores condições de reivindicar as demandas para Caxias, estamos trabalhando em muitas frentes e não deixamos passar nenhum assunto sem a nossa resposta ou envolvimento. Continuo vindo aqui, participo da inauguração das obras que elencamos há algum tempo atrás e sempre que posso, realizo visitas aquelas pessoas que nos conduziram para o cargo que ora estamos ocupando.
Cabe ressaltar que hoje temos o advento da internet, o próprio telefone que nos mantém em contato permanente com os caxienses e sempre que acontece algum fato novo ou até mesmo uma demanda que precisa do nosso encaminhamento, imediatamente passamos para as pessoas que hoje estão na administração e que podem dar o devido destino. Quando chamados, vamos estar à disposição da cidade, da administração e dos eleitores, seja qual for o assunto.
PI – Sobre o aumento do número de vereadores?
ALCEU – Fui vereador no tempo em que eram 21, mas a lei e as estatísticas dizem que deve ser 23. Não tenho nada contra e não vejo nenhum problema quanto a isso. Sou a favor e acho que a representação será maior, temos uma câmara qualificada que tem e deve fazer tudo aquilo que estiver amparada na lei.
Em minha opinião, esse é um processo eleitoral que deve ser feito pelos políticos e não pela justiça eleitoral. Os vereadores de Caxias do Sul estão amparados na legislação, portanto dentro daquilo que está escrito.
Acho que fica bem assim, 23 vereadores é o que deve ser mesmo, segundo a lei e o que os vereadores estão decidindo nesse momento.
PI – E sobre a greve dos médicos, o que o senhor tem a dizer?
ALCEU – Essa é uma questão da administração pública, como não faço parte mais, não seria de bom tom eu ficar me metendo nos assuntos da cidade. Acredito que o prefeito José Ivo Sartori é experiente, sabe o que deve ser feito e com certeza tudo se ajeitará.
Posso dar um depoimento da visita que realizamos no Postão 24h recentemente, onde não verificamos nenhum fato que possa servir de parâmetro para todas as críticas que volta e meia acompanhamos na imprensa.
O grande problema é que os médicos fazem parte do quadro de funcionalismo público e não se pode privilegiar ninguém. Essa discussão é mais ampla, mexe com planos de carreira e outras diretrizes. Segundo informou a secretária da Saúde Maria do Rosário, os médicos em greve não estão recebendo seus salários. Acho justo que seja assim, afinal de contas, quando não batemos o ponto em qualquer empresa, a primeira medida é descontar os dias parados ou não pagar o que não foi trabalhado.
PI – Falta repercussão sobre o que realmente acontece na cidade?
ALCEU – O que existe de verdade é uma administração competente e que vem atendendo senão todos, os principais anseios da comunidade. Não existe administração perfeita, seja aqui ou em qualquer lugar. Estamos habituados a ver na mídia as críticas inconsistentes sobre essa a administração municipal, o que não dá em nada justamente por não ter embasamento. As pessoas não são burras, todos estão atentos sobre o que está acontecendo em Caxias e não são críticas plantadas que o povo vai acreditar. Não vai pegar, pelo contrário, cada vez que uma crítica circula nos meios de comunicação, a administração sai mais fortalecida, pois elas são sistemáticas, vazias. (Foto Ponto Inicial).
Nenhum comentário:
Postar um comentário