Saúde Bucal da Secretaria da Saúde de Caxias do Sul ganha Prêmio Nacional

A Secretaria da Saúde, Núcleo de Saúde Bucal, foi premiada no concurso Brasil Sorridente, criado pelo Conselho Federal de Odontologia. A premiação é concedida aos municípios brasileiros que se destacam na implantação de Políticas Públicas de Saúde Bucal através dos programas e serviços oferecidos à população usuária do SUS.
Caxias do Sul foi inscrita na categoria população acima de 300 mil habitantes. Na área de serviços, apresentou o Programa Dente na Boca, o qual desenvolve, desde 2008, atividades de promoção à saúde bucal para crianças da pré-escola e do ensino fundamental da rede pública do município. Os alunos participam de palestras, apresentações audiovisuais e teatrais, recebem escovação supervisionada e aplicação de flúor, com a finalidade de diminuir os índices de doenças bucais. No ano passado foram realizadas 315.175 escovações supervisionadas e 319.789 ações de flúor.
Além disso, o município apresentou o índice epidemiológico de cárie dentária (CPOD) de crianças com idade inferior a 12 anos, com base no ano de 2010. Nas unidades com Estratégia de Saúde da Família, o índice é de 2,5%, sendo que a média brasileira é de 2,1% a 2,8%. Segundo o Coordenador do Núcleo de Atenção à Saúde Bucal da SMS, Raul Vigioli, o número geral do município é ainda menor, cerca de 1,41%, visto que o levantamento é realizado em áreas com famílias em situação de vulnerabilidade social.
O atendimento hospitalar a pacientes com necessidades especiais, tais como portadores de Síndrome de Down ou com paralisações cerebrais, também ganhou destaque. Caxias do Sul é o único município do interior do estado a ofertar esse tipo de serviço. São oferecidos atendimentos que vão desde a limpeza de tártaro e obturação até a extração dentária. A ação contribui para que 50% da demanda seja atendida no estado. Para ter acesso ao serviço, é necessário que o dentista da Unidade Básica de Saúde faça o encaminhamento para o profissional do Centro Especializado de Odontologia (CEO) do município, que realiza o procedimento.
De acordo com Vigioli, o prêmio é o resultado das ações e esforços dos profissionais que atuam na saúde bucal do município. “Ele possibilita o reconhecimento da população em relação à qualidade do serviço desenvolvido na cidade, bem como a valorização do servidor público, visto que é concedido pelo Conselho Federal de Odontologia.”
A entrega do prêmio ocorre no dia 30 de setembro, durante o II Encontro Sul Brasileiro de Saúde Bucal, em Porto Alegre. No evento, as cidades vencedoras do sul do país vão apresentar seus projetos. O prêmio é um consultório odontológico completo.
Assim como Caxias do Sul, as cidades de Florianópolis e Foz do Iguaçu foram as vencedoras na categoria população superior a 300 mil habitantes do sul do país. Campo Bom, Irineópolis e Cambé se destacaram entre os municípios com população entre 50 e 300 mil habitantes. Já Osório, Içara e Barracão venceram na categoria população inferior a 50 mil habitantes. (Foto Andressa Boff)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...