A escolha da data se deu através da CBF, Confederação Brasileira de Futebol, para homenagear o primeiro time registrado como clube no Brasil, o Sport Clube Rio Grande, fundado em 1900.
Em 14 de abril de 1895 foi realizada a primeira partida de futebol em terras brasileiras. O jogo foi disputado entre duas equipes formadas de trabalhadores ingleses que vieram ao Brasil nos primórdios da industrialização paulista. Estes formaram o São Paulo Railway e Companhia de Gás, nomes das empresas que empregavam estes trabalhadores. Os times se enfrentaram na Várzea do Carmo, no bairro do Brás.
O introdutor do esporte no Brasil, reconhecido de maneira nacional, foi Charles Miller. No entanto, sua história é pouco conhecida e mesmo a sua origem.
As primeiras regras do futebol foram criadas pela associação de futebol de Londres, na Inglaterra, através dos dirigentes dos clubes ingleses. Primeiramente elaboraram treze regras, mas em razão das necessidades, estas passaram para o número de dezessete.
No início, o futebol era somente disputado por estrangeiros. Depois disso se viu marcadamente a atuação de jogadores brancos e somente na década de 20 começaram a ser aceitos jogadores negros no futebol nacional tendo sido os times do Vasco da Gama e do Internacional do Rio Grande do Sul os pioneiros na aceitação de jogadores negros em seus clubes.
Em grande medida isto se deu pelo fato de que o negro, há apenas duas décadas escravo liberto, passou a ser parte da classe assalariada nos primórdios do capitalismo brasileiro e os clubes, sediados muitos deles nos pólos operários. Apoiados nas empresas da época. O futebol foi atraindo cada vez mais o proletário genuinamente brasileiro, fator fundamental de seu desenvolvimento por ser jogado por sua população.
Charles Miller |
Charles Miller teve o papel de introduzir o futebol no país como um esporte popular, começando a ser jogado nos clubes que se desenvolveriam paralelamente ao desenvolvimento econômico das metrópoles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário