A estátua da padroeira de Caxias tem 3,3 metros de altura e foi confeccionada pelo artista plástico Gilmar Pocai.
A inauguração aconteceu sábado, dia 04 de junho, no Largo João Batista Grossi, na Avenida São Leopoldo, próxima à BR-116, o monumento a Santa Teresa, é uma homenagem à padroeira de Caxias do Sul, Santa Teresa de Ávila.
O evento contou com a participação do Prefeito José Ivo Sartori, da Primeira-Dama e Deputada Estadual Maria Helena Sartori, do Chefe de Gabinete, Edson Néspolo, dos Secretários Municipais Paulo Dahmer (Planejamento), Adelino Teles (Meio Ambiente), Edson da Rosa (Educação), Francisco Spiandorello (Urbanismo), Roberto Louzada (Segurança Pública e Proteção Social), Ozório Rocha (Receita), Edson Mano (Recursos Humanos e Logística), Jorge Spinelli Dutra (Trânsito, Transportes e Mobilidade), do Diretor-Presidente da Codeca, Adiló Didomenico, da Presidente da FAS, Maria de Lurdes Grison, dos vereadores Ari Dallegrave e Mauro Pereira, do Bispo Diocesano, Dom Paulo Moretto, da Superiora das Irmãs do Carmello, Madre Tereza de Jesus, membros da equipe administrativa da Catedral, Sebastião Messias, Valter Gomes Pinto, Alexandre Gazzi, pároco da Catedral Diocesana de Caxias do Sul, Padre Leomar Brustolin e demais autoridades.
O monumento foi construído com o objetivo de homenagear publicamente Santa Teresa, escolhida pelos colonos italianos, no século XIX, como padroeira do que viria ser, a atual Caxias do Sul, e valorizar um grande símbolo da fé e das origens, por ocasião do centenário da emancipação do município.
A estátua tem 3,3 metros de altura e foi confeccionada pelo artista plástico Gilmar Pocai com base em uma fotografia que está na entrada da Basílica do Vaticano, em Roma. O material utilizado na confecção do monumento foi o concreto com areia, impermeabilizante e verniz para suavizar o revestimento. A mão levantada indica que seus escritos tem inspiração espiritual, e o livro em sua mão esquerda recorda sua obra composta de muitos livros, cartas e poesias, com a inscrição “Só Deus Basta”.
Por fim, as autoridades retiraram o véu que cobria o monumento e apresentaram a obra à comunidade, bem como o descerramento da placa informativa e da placa que marca a inauguração do monumento.
FOTO: LUIZ CHAVES
Nenhum comentário:
Postar um comentário