Minha Paixão pela Estação Primeira de Mangueira


Recreativo Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira é uma das mais tradicionais escolas de samba do Rio de Janeiro e uma das mais populares do mundo. Foi fundada em 28 de abril de 1928, no Morro da Mangueira, próximo a região do Maracanã por Carlos cachaça, Cartola, Zé Espinguela, entre outros. Atualmente sua quadra está sediada na Rua Visconde de Niterói, na bairro do mesmo nome.

     A Estação Primeira de Mangueira detém 18 títulos, sendo 1 Super-Campeonato, exclusivo, oferecido no ano de 1984, na inauguração do Sambódromo. A Verde-e-Rosa fora campeã da segunda-feira de carnaval, a Portela do domingo. Três escolas foram para o sábado das campeãs, onde iriam disputar o Super-Campeonato, e a Mangueira foi aclamada a Super-Campeã.
     Uma das figuras mais emblemáticas da Mangueira é o sambista Jamelão, que foi o intérprete oficial da escola de 1949 até 2006, e que tornou-se uma verdadeira autarquia do samba carioca, com seu jeito mal-humorado e sua voz potente - o maior intérprete de Samba-Enredo de todos os tempos.
     Para 2011, a Mangueira levará para a avenida o enredo "Filho fiel, sempre Mangueira" de autoria do próprio Ivo Meireles, que será desenvolvido Por Mauro Quintaes e Wagner Gonçalves. além disso continua com os três tenores, agora formado Luizito, Zé Paulo e Ciganerey que entra no lugar de Rixxah, sendo que devido a briga com um suposto torcedor do Fluminense durante a comemoração do título brasileiro na quadra, Luizito acabou sespenso e logo depois iria se desligar da escola, mas após conversa com Ivo Meirelles, voltou atrás e retorna ao trio. além de mudar o comando da bateria que era de Jaguara Filho e agora passar a ser de Aílton Nunes que foi um dos autores do samba enredo campeão nesse ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...