Nova estrutura administrativa do Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra,
localizada no Villagio, será apresentada oficialmente no dia 30 de outubro
Especialmente em dezembro, no período do Natal, mais de 700 mil pessoas de toda região da Serra gaúcha frequentam o Shopping Villagio Caxias, número que supera a população de 463.338 habitantes de Caxias do Sul, de acordo com levantamento do último Censo do IBGE, de 2022. Garantir a segurança de tanta gente envolve uma série de procedimentos, estratégias, investimentos e diálogos que passa pela interlocução que o empreendimento mantém com o Poder Público para tornar o local realmente protegido. “O shopping tem espaço infantil, pet, restaurante, loja, cinema, eventos, existe um trabalho intenso para garantir a segurança das pessoas, para que elas possam curtir seus momentos de lazer, compras e entretenimento”, afirma o superintendente do Villagio Caxias, David Hunner.
Com a intenção de contribuir para o cenário de segurança da região, recentemente, o empreendimento concretizou uma parceria firme com o Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra, alocando a estrutura de sua nova sede em um espaço de 250m² na área do Office, numa posição estratégica da cidade. “O Villagio Caxias é nosso parceiro há muito tempo e tem uma excelente localização para a logística do nosso trabalho. O sistema de monitoramento e vigilância é moderno, então sempre buscamos esse apoio para verificar imagens das câmeras de segurança. Trocamos informações constantemente”, considera o comandante do CRPO/Serra, coronel Márcio José Rosa da Luz.
A solenidade de apresentação oficial das novas instalações do CRPO/Serra será no dia 30 de outubro, às 17h, em evento para autoridades, convidados e imprensa. A estrutura administrativa do CRPO no Villagio envolverá o trabalho de 30 policiais, com quatro viaturas ostensivas que serão acionadas quando for necessária uma suplementação ao policiamento da cidade em dias e horários determinados, onde a corporação atua em operações integradas específicas e de apoio ao efetivo do 12º BPM. “Quando as viaturas não estiverem nas ruas, ficarão posicionadas em lugares estratégicos do shopping”, acrescenta o coronel. Ele avalia que, de maneira geral, shoppings são lugares seguros, com videomonitoramento e vigilantes acompanhando tudo o que acontece, além de sistemas de alerta.
O superintendente do Villagio complementa que, cada vez mais, o empreendimento quer fortalecer laços com os órgãos e agentes públicos. “Acreditamos que, independentemente de quem seja, ninguém é uma ilha. Não existe um sucesso solitário dentro do nosso país. Precisamos contribuir para que se tenha sucesso dentro da nossa comunidade, do nosso bairro, da nossa cidade, da nossa zona de influência. Por isso, é um privilégio termos essa parceria com o CRPO/Serra”, ressalta David Hunner.
O CRPO/Serra - Criado em 1990, à época localizado na área central de Caxias do Sul, o Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra é o segundo maior do Rio Grande do Sul, coordenando o policiamento ostensivo em 66 municípios da região da Serra com três Batalhões de Polícia Militar (12º BPM/Caxias do Sul, 10º BPM/Vacaria e 36º BPM/Farroupilha), além de dois Batalhões de Policiamento em Áreas Turísticas (3º BPAT/Bento Gonçalves e 1º BPAT/Gramado).
Antes de assumir o CRPO/Serra, há um ano e três meses, o coronel Márcio José Rosa da Luz atuou nos Comandos Regionais do Vale do Caí e da Fronteira Oeste. Ele também comandou a Academia de Polícia Militar, a Escola de Formação e Especialização de Soldados de Montenegro e foi chefe de operações do Batalhão Especial de Pronto Emprego da Força Nacional, em Brasília. “Comandar a Serra é, por si só, um desafio. Acompanhando a dinâmica da região, Caxias é uma cidade que tem obtido resultados expressivos em termos de redução dos principais indicadores de crimes, como roubos e furtos, fechando o ano de 2022 com o menor índice de homicídios desde 2005. “Esse resultado faz parte de um contexto estadual relacionado à implementação do programa de gestão RS Seguro, do Governo do Estado, que tem como diretrizes a integração, a inteligência e o investimento qualificado no combate e prevenção à criminalidade”, conclui.
Créditos/fotos: Franciele Zanon Varela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário