O Sesc/RS promove, nos dias 30 e 31 de outubro, seu 1º Seminário de Educação Inclusiva. O evento acontece em formato remoto, pela internet, a fim de atingir profissionais de todo o Estado para se aprofundar na importância da inclusão na Educação Básica. As inscrições para o evento já estão acontecendo, mediante adesão das secretarias municipais de Educação e instituições de ensino privadas. Agora, também está aberta a modalidade de inscrição individual do educador, que pode ser feita pelo site www.even3.com.br/eduinclusiva, com a categoria “Lote Público Geral Pagante”. A taxa para participação é de R$40.
O Seminário tem como palestrantes convidados a psicóloga e mestre em Psicologia Gabriela Martins; a jornalista e mãe atípica Isabel Ferrari; a especialista em Alfabetização Katiuscha Bins; e a mestre em Educação com ênfase em Processos Inclusivos Mariele Souza. Nos dois dias, as atividades serão desenvolvidas das 19h às 20h30. No dia 30, acontecem as palestras “A deficiência na contemporaneidade pelo olhar de uma mãe” e “A evolução do entendimento sobre deficiência na sociedade e na escola”. No dia 31, “Docente - práticas e possibilidades pedagógicas” e “Gestão escolar – um agente crucial na inclusão escolar”. De forma assíncrona, o Seminário apresentará dois relatos de experiência: “Trajetórias de uma criança na escola”, da Escola Sesc Bagé, e “Atendimento Educacional Especializado na escola”, da Escola Sesc Santa Maria, além de um minicurso, de quatro horas, sobre possibilidades para viver a Educação Inclusiva. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelo e-mail seminario@sesc-rs.com.br.
Educação Sesc – O Sesc/RS está presente no desenvolvimento da sociedade gaúcha desde a infância. Há 25 anos no Estado, a Escola Sesc de Educação Infantil (Sesquinho) tem 18 unidades em 17 cidades. Com o propósito de desenvolver a curiosidade, a criatividade, o senso crítico e a autonomia, a instituição possibilita a continuidade da formação com a Escola de Ensino Fundamental em Novo Hamburgo, Santa Maria e Santa Cruz do Sul. No turno inverso à escola, crianças de 6 a 12 anos, podem desenvolver a criatividade e ludicidade, com uma educação integral em um ambiente seguro com o Criar Sesc, presente em 13 Unidades. Com a EAD EJA, a instituição também oferece a possibilidade de conclusão do Ensino Médio gratuitamente para jovens e adultos, a partir de 36 polos no RS.
1º Seminário de Educação Inclusiva – Sesc/RS
Datas: 30 e 31/10
Horário: das 19h às 20h30
Público-alvo: Pedagogos, professores especialistas de atendimento especial e demais membros comunidade ligada à Educação Básica
Formato: Remoto
Inscrições: Individuais, no site www.even3.com.br/eduinclusiva, ou mediante adesão das respectivas secretarias de Educação ou instituições privadas junto à Unidade Sesc/RS mais próxima
Programação:
30/10 (segunda-feira)
Palestra 1 - A deficiência na contemporaneidade pelo olhar de uma mãe – Isabel Ferrari
Palestra 2 - A evolução do entendimento sobre deficiência na sociedade e na escola – Mariele Souza
31/10 (terça-feira)
Palestra 3 - Docente (especialista ou não) - práticas e possibilidades pedagógicas - Katiuscha Bins
Palestra 4 - Gestão escolar – um agente crucial na inclusão escolar – Gabriela Martins
Atividades assíncronas
Relato de experiência 1 – “Trajetórias de uma criança na escola”, da Escola Sesc Bagé
Relato de experiência 2 – “Atendimento Educacional Especializado na escola”, da Escola Sesc Santa Maria
Minicurso – 4 horas – “Possibilidades para viver a Educação Inclusiva” – Mariele Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário