Integrantes do Departamento de Proteção e Bem-estar Animal, vinculado à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), estão visitando as propriedades do distrito de Vila Oliva atingidas pelo temporal da última semana. A equipe faz um levantamento dos estragos na área e, ao mesmo tempo, realiza os atendimentos aos animais com a aplicação de medicamentos, curativos e reforço na alimentação.
Até o momento foram atendidos 70 cães, 70 galinhas, 41 vacas e 40 ovelhas. Entre os principais problemas constatados estão os casos de cortes e fraturas nas patas e mandíbulas. Outros 14 cães, três vacas e dois cavalos foram encontrados mortos. Alguns voaram com a força do vento e foram encontrados a até 100 metros de distância das propriedades de origem. Além disso, 30 galinhas e sete vacas estão desaparecidas segundo os proprietários.
A veterinária e diretora do Departamento, Marcelly Paes Felippi, destaca que o trabalho tem o objetivo de prestar um primeiro atendimento para, posteriormente, encaminhar os animais para os tratamentos necessários. “Quando chegamos ao distrito, encontramos uma cena devastadora, onde pessoas e animais estavam amedrontados e desolados. Estamos dando todo o suporte para que os animais se recuperem e também auxiliamos nas buscas, já que muitos bichos seguem desaparecidos”, finaliza.
Fotos: Petter Campagna Kunrath

Nenhum comentário:
Postar um comentário