PARCERIA - As prefeituras de Caxias do Sul e Nova Petrópolis firmaram um convênio para o desassoreamento do Rio Caí, na região da ponte da Semapa, que fica no limite entre os dois municípios.
A obra de desassoreamento, que começou a ser executada nesta semana, tem o objetivo de retirar pedras e terra do rio. Dessa forma, aumentará a vazão sob a ponte e evitará que a água inunde o local, o que impossibilita o trânsito de pessoas, veículos e caminhões com produção agrícola.
Segundo os moradores, a situação acontecia frequentemente, mesmo com chuvas fracas, e era uma antiga reivindicação da comunidade de Santa Lúcia do Piaí. O morador Osmar José Bertoldi já presenciou inúmeras inundações. “Quando chuvas fortes atingem a região, a ponte fica intransitável por mais de dez dias, gerando transtorno para moradores e agricultores. Eu já vi muitos carros estragarem e caminhões carregados de verduras que não puderam atravessar por causa da cheia do rio”, explica Osmar.
“Os moradores relataram que, há cerca de 17 anos, não era feita a limpeza no rio. Agora, com esta importante obra, o problema deve ser resolvido pelos próximos cinco anos”, constata o secretário de Obras e Serviços Públicos, Leandro Pavan.
A obra tem licenciamento ambiental, obtido pela prefeitura de Nova Petrópolis, e deve ser concluída em um mês, dependendo das condições climáticas.
Foto Mateus Argenta
Nenhum comentário:
Postar um comentário