Obra de Carine Panigaz provoca reflexão sobre violência contra a mulher
A partir desta quarta-feira (17/05), a Galeria de Artes do Centro de Cultura Municipal Dr. Henrique Ordovás Filho sedia a instalação “Marias”, viabilizada pelo Financiamento da Arte e Cultura Caxiense (Financiarte). A abertura ocorre às 19h.
A obra da artista plástica Carine Panigaz, com curadoria de Giovana Mazzochi, segue aberta para visitação até o dia 7 de junho. Os horários são: de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h, e nos sábados, domingos e feriados, das 16h às 22h. A entrada é gratuita. Visitas com mediação devem ser agendadas pelo e-mail: uniartes@caxias.rs.gov.br
Proposta
Um manequim feminino colocado ao centro de uma sala vazia. A figura do corpo de uma mulher, neutro, inerte, sem cores, exposto ao olhar, à análise, ao toque. Um corpo na vitrine diária dos julgamentos e violências, como o de qualquer Bruna, qualquer Júlia, qualquer Maria. Esse corpo, literal e concomitantemente alegórico, é o centro da instalação “Marias”. A obra provoca a reflexão sobre o feminino e suas violências cotidianas.
A instalação traz como camada sonora a narração de histórias verídicas de mulheres que sofrem com a violência, física, psicológica ou emocional no seu dia a dia. A obra também é ponto de partida para a produção de um documentário que vai abordar a questão da mulher em diversos âmbitos sociais.
“Sempre que uma mulher sofre algum tipo de violência, algo se modifica nela. Essas luzes estão ali para simbolizar essa mudança. É um pedaço de vida que se apaga. Um falo introduzido sem consentimento é uma violação. Todos os corpos são penetráveis, mas o da mulher é o que é socialmente aceito como tal. Essa simbologia também está na obra”, explica a artista plástica Carine Panigaz.
“Marias” é um convite à reflexão, à intervenção, uma forma de manifestação, uma luta artística e uma homenagem as mais de 11 milhões de Marias que vivem no Brasil.
Sobre a artista
Carine Panigaz é formada em Licenciatura em Educação Artística pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e especialista em Pedagogia da Arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em Caxias do Sul, atua como atriz, artista plástica, professora e produtora de cinema. Como artista visual, participou da exposição Territórios (2005), no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC); de intervenções artísticas com o coletivo de arte Lepoxi; e da exposição de L’ozio in la creativita (2007), também com o coletivo Lepoxi.
Serviço
O quê: Abertura instalação “Marias”
Quando: quarta-feira (17/05)
Horário: 19h
Onde: Galeria de Artes do Centro de Cultura Municipal Dr. Henrique Ordovás Filho
(Rua Luiz Antunes, 312, bairro Panazzolo)
Período de visitação: até 7 de junho
Horários: de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h, sábados, domingos e feriados, das 16h às 22h
Entrada Franca
Informações: (54) 3901.1316, ramal 217/205
Agendamentos para visitas com mediação: uniartes@caxias.rs.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário