PRIMEIRO DE MAIO - Por anos, a Metalúrgica Abramo Eberle S/A (Maesa) foi o destino diário de milhares de trabalhadores que ajudaram a construir a história de Caxias do Sul. No dia 1º de maio, a prefeitura levou a este mesmo lugar diversas atrações artísticas e culturais para celebrar com a comunidade o Dia do Trabalhador. Das 14h às 17h, cerca de 600 pessoas passaram pelo local, conforme estimativa da Guarda Municipal.
O prefeito Daniel Guerra saudou a comunidade reforçando o simbolismo da Maesa para o Município. “Tantos trabalhadores aqui passaram pelo crescimento de Caxias do Sul. Hoje, preparamos uma grande programação para celebrar o Dia do Trabalhador e agradecer todos os que trabalham pela nossa cidade”, enfatizou, convidando os caxienses a acompanharem as atrações da tarde.
A secretária municipal da Cultura, Adriana Antunes, também fez referência à Maesa. “Este é um espaço de ocupação, de simbolismo, de identidade, de significado. Tem um viés de entretenimento e de participação comunitária. Cada um de nós consegue se apropriar deste espaço e fazer reverberar a alegria de estarmos juntos, aproveitando o que as secretarias estão proporcionando à comunidade”, destacou.
A tarde teve muita arte por meio do Dança Ocupa Maesa, organizado pela Cia. Municipal de Dança, da Secretaria da Cultura (SMC). Diversos palcos espalhados dentro e fora da Maesa mostraram coreografias de escolas e grupos caxienses, por meio de diversas linguagens: dança contemporânea, dança de salão, clássico, hip hop e jazz.
O coordenador da Cia. Municipal de Dança, Carlinhos Santos, explicou que o Dança Ocupa Maesa lembra o Dia Internacional da Dança, celebrado em 29 de abril. “A Maesa pode ser ocupada cada vez mais por arte. Essa é uma das muitas ações que podem ser feitas utilizando este espaço para levar manifestações artísticas ao público caxiense”, destacou.
Ao longo da tarde, houve a distribuição de 300 mudas de plantas do Horto Municipal, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa). A comunidade também pôde trocar livros na Estação Livro Livre, da SMC.
Para as crianças, a Secretaria do Esporte e Lazer (Smel) ofereceu o Ônibus Brincalhão e camas elásticas. A Secretaria de Recursos Humanos e Logística (SMRHL), por sua vez, distribuiu desenhos para colorir e divertiu os pequenos com o boneco Nino, mascote do programa Bem Viver.
A Guarda Municipal (GM), além de atuar na segurança do evento, garantiu animação com a banda Vanguarda e os mascotes Chokito e Chokita. A GM também organizou pinturas de rosto para as crianças.
O “Dia do Trabalho na Maesa” integrou as secretarias municipais e todas as unidades da prefeitura.
Foto Petter Campagna Kunrath
Nenhum comentário:
Postar um comentário