CAMPANHA NACIONAL - Na manhã desta segunda-feira (17.04), o secretário da Saúde, Fernando Vivian, abriu a 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza em Caxias do Sul. Na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Madureira, o secretário falou sobre a importância da prevenção. “Fico satisfeito em ver que tantas pessoas atenderam ao chamado e já, no primeiro dia da campanha, compareceram para se vacinar,” disse. “É muito importante que os grupos de risco façam a vacina, porque ela previne as formas mais agressivas da gripe, evitando complicações, inclusive internações e óbitos”, completou Fernando.
Como profissional da saúde, o secretário deu exemplo e foi o primeiro a receber a vacina na UBS Madureira. Em seguida, os usuários começaram a ser imunizados. A campanha segue até 26 de maio. O Dia D será em 13 de maio, com foco exclusivo para vacinação do público-alvo.
Conforme orientação do Ministério da Saúde, deverão ser vacinadas pessoas acima de 60 anos, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, mulheres que deram à luz até 45 dias, trabalhadores da saúde, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis (que devem apresentar prescrição médica) e professores, que passaram a integrar o grupo prioritário neste ano. A estimativa da Vigilância Epidemiológica é imunizar 124 mil pessoas no município, o que representa 90% da população de cada grupo prioritário (neste cálculo não são considerados os doentes crônicos e os professores).
A Vigilância Epidemiológica reforça que a vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina, ou alergia grave relacionada ao ovo de galinha. Para o público em geral, as reações em decorrência da imunização são, normalmente, leves.
Foto Andressa Gallo
Nenhum comentário:
Postar um comentário