Orquestra Sinfônica da UCS: Nova Prata recebe Programa Concertos de Integração


Concerto é comemorativo aos 50 anos da UCS e acontece no dia 20 de abril.

O primeiro Concerto de Integração da temporada 2017 da Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul será realizado em Nova Prata, onde a UCS mantém o Campus Universitário de Nova Prata. A apresentação será no dia 20 de abril, às 20h30min, na Igreja Matriz São João Batista, e integra os festejos dos 50 anos da Universidade. A entrada é franca.
A Universidade de Caxias do Sul, criada em 10 de fevereiro de 1967, iniciou os festejos dos seus 50 anos com a terceira edição do Natal em Família na UCS, ocorrido em dezembro do ano passado. O concerto em Nova Prata será o primeiro de uma série de concertos comemorativos que acontecerão em todos os Campi da UCS, ao longo deste ano.
Sob a regência do Maestro Manfredo Schmiedt, a Orquestra apresentará as obras: Abertura Festiva, de Christoph Küstner (essa obra foi escrita especialmente para celebrar os 50 anos da UCS); Bachianas Brasileiras Nº 9, A449, de H. Villa-Lobos; Dueto-Concertino para clarinete e fagote, TrV 293, de Richard Strauss, com a participação dos solistas convidados Ramon Stein (clarinete) e Adilson Vieira (fagote); e Suíte Nº 2 para orquestra de câmara, de H. Villa-Lobos.
A Orquestra Sinfônica da UCS tem o patrocínio da Unimed Nordeste e o apoio do Simecs e do LionsEduC.



Programa:
Christoph Küstner: Abertura Festiva
(Obra alusiva aos 50 anos da UCS)

H. Villa-Lobos: Bachianas Brasileiras Nº 9, A449

Richard Strauss: Dueto-Concertino para clarinete e fagote, TrV 293

H. Villa-Lobos: Suíte Nº 2 para orquestra de câmara


Solistas: Ramon Stein - Clarinete

Adilson Vieira - Fagote

Maestro: Manfredo Schmiedt




Maestro Manfredo Schmiedt
Com Mestrado em Regência pela Universidade da Geórgia (EUA) e graduação em Regência pela UFRGS, Manfredo Schmiedt participou de cursos de regência na Alemanha, na Holanda, na Argentina, nos Estados Unidos e no Brasil. Estudou com renomados maestros, como Eleazar de Carvalho, Roberto Duarte, Lutero Rodrigues, Ernani Aguiar, Carlos Alberto Pinto da Fonseca, Emilio de César, Arlindo Teixeira, Hans van Homberg, Helmut Rilling, Jean Fournet, Eric Ericson, Mark Cedel, Melinda O'Neal e Yoel Levi. Em virtude de seu destacado desempenho acadêmico, recebeu duas importantes condecorações nos Estados Unidos: “Pi Kappa Lambda Music Honor Society” e “Director's Excellence Award”. Foi regente convidado no High School Workshop, promovido pela Universidade da Geórgia. Obteve, em duas oportunidades, o primeiro lugar no “Concurso Jovens Regentes”, promovido pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA). Recebeu o “Prêmio Açorianos de Música” por sua participação como maestro na peça “A História do Soldado”, de Stravinsky. Em sua experiência como regente de coros, destacam-se seus trabalhos com o Coro Sinfônico da OSPA, Coral 25 de Julho, de Porto Alegre, e Coro de Câmara Ars Vocalis. Foi, durante dois anos, regente-assistente da Orquestra Sinfônica da Universidade da Geórgia (EUA) e, durante quatro anos na OSPA. Além de suas atividades na OSUCS e na OSPA, foi convidado para reger as seguintes orquestras: Orquestra Sinfônica do Sodre (UR), Orquestra Sinfônica Provincial de Rosário (AR), Orquestra da Universidade de Cuyo de Mendoza (AR), Orquestra Filarmônica de Mendoza (AR), Orquestra Sinfônica da Universidade Nacional de San Juan (AR), Orquestra Petrobrás Sinfônica (RJ), Orquestra da USP (SP), Orquestra Filarmônica de São Caetano do Sul (SP), Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (SP), Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (ES), Camerata Sesi – Vitória (ES), Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (RN), Orquestra de Câmara da Ulbra (RS), Orquestra de Câmara do Teatro São Pedro (RS), Orquestra de Câmara SESI-Fundarte (RS), Orquestra Filarmônica de Belgrado (Sérvia), Orquestra Sinfônica da Radio y Televisão (Sérvia), Northern Iowa Symphony Orchestra (USA) e Albany Symphony Orchestra (USA). Manfredo Schmiedt nasceu em Porto Alegre. Com dez anos iniciou seus estudos musicais estudando trompete e, atualmente é o Maestro Titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul e regente do Coro Sinfônico da OSPA.




Adilson Souza Vieira
Iniciou seus estudos no Conservatório Pablo Konlós em 2006 onde começou a estudar fagote com o professor Adolfo Almeida Junior. Participou de festivais como: Festival SESC (Pelotas - RS), Festival de Jaraguá do Sul (FEMUSC) e Festival Verão Musical em Gramado (RS). Teve aulas com professores como Fábio Cury (BRA), Steban Falconi (URU), Stefano Canutti (ITA) e Martin Kuuskmann. Em 2009 foi ganhador do prêmio Jovens Solistas da Orquestra do SESI Fundarte, executando um dos concertos em dó maior de Antonio Vivaldi. Atualmente estuda com o professor Adolfo Almeida na UFRGS. Vem atuando em orquestras do Estado como músico convidado, entre elas: OSPA, Unisinos Anchieta, Orquestra do Teatro São Pedro, OSNH, Orquestra de Sopros Eintracht. Atualmente é primeiro fagote efetivo da OSUCS e da OFPUCRS. Também é participante do grupo de fagotes Núcleo Bassonico e do Quinteto de Sopros Austro, como música de câmara. Em 2014 foi um dos finalistas do concurso da OSPA.




Ramon Stein
Natural de Horizontina (RS), é o primeiro Clarinete e coordenador das Madeiras da Orquestra Sinfônica da UCS. Atuou como diretor-artístico da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo e Regente da Orquestra Jovem de Novo Hamburgo. Stein também integrou a equipe de planejamento e produção do curso de Licenciatura em Música EAD da UFRGS. Estudou música no Conservatório Pablo Konlós da OSPA, na FUNDARTE de Montenegro e cursou Bacharelado em Música pela UFRGS. Foi um dos vencedores do Concurso Jovens Solistas da OSPA na XIV e XVI edições. Em 2010 foi semifinalista doConcurso Nelson Freire Jovens Solistas, promovido pela Orquestra Sinfônica Brasileira. Já atuou como solista com a OSPA, a Orquestra de Câmara da ULBRA, a Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo, a Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul e a Orquestra de Sopro Eintracht. Outros trabalhos realizados por Ramon Stein incluem participações na Orquestra Filarmônica da PUCRS, Orquestra SESI/FUNDARTE, Orquestra Cantares, Orquestra Municipal de Carlos Barbosa e Musical Curupira.




Serviço:
Data: 20 de abril – quinta-feira
Horário: 20h30min
Local: Paróquia São João Batista e Nossa Senhora Aparecida
Nova Prata/RS
Entrada Franca.




Foto Luisa Stein

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...