Engenharia Elétrica obtém conceito máximo em avaliação do Ministério da Educação



Opção oferecida no Campus-Sede se destacou pelo projeto pedagógico, infraestrutura e corpo docente.

O curso de Engenharia Elétrica da Universidade de Caxias do Sul, oferecido no Campus-Sede, recebeu conceito cinco do Ministério da Educação, na Avaliação In Loco, realizada nos dias 23 e 24 de março. A nota é a maior que um curso pode obter e é atribuída a graduações vistas como referenciais no país.

Conforme o coordenador do curso, professor Diorge Alex Báo Zambra, para a avaliação, o Ministério da Educação enviou uma equipe formada por dois professores de Engenharia Elétrica para efetuar a inspeção do curso em três dimensões: projeto pedagógico, corpo docente e  infraestrutura. O processo envolveu visitas aos laboratórios e aos espaços destinados ao curso, a conferência de diversos documentos relacionados à graduação, além de reuniões com coordenador do curso, professores, alunos.

Pelo conceito cinco, o Ministério reconhece a qualidade da Engenharia Elétrica e reforça o compromisso da UCS com a formação acadêmica de excelência. “O resultado reflete todos os esforços feitos em nosso dia a dia de trabalho, associado ao empenho de cada docente e cada funcionário para que tenhamos cursos de qualidade”, afirma o coordenador.

Formação que alia teoria e prática

Criado em 2012, o curso de Engenharia Elétrica no Campus-Sede, em Caxias do Sul, conta com catorze laboratórios empregados nas disciplinas previstas no projeto pedagógico e para uso em horário extraclasse. A opção de estudo possui vasto material bibliográfico, 95% dos professores com titulação de mestres e doutores, além da expressiva maioria de docentes com experiência profissional. Os estudantes contam com laboratórios para as diferentes disciplinas: praticamente todas as disciplinas específicas possuem atividades práticas.

“Essa qualificação docente e as características da infraestrutura do curso garantiram o excelente desempenho na avaliação do Ministério”, destaca o coordenador.

Espaços de estudos possibilitam ainda ao aluno o auxílio em dificuldades que eles possam apresentar durante a condução do curso. Entre essas estruturas estão o Núcleo de Apoio ao Ensino de Matemática, o Núcleo de Apoio ao Ensino de Física e o Núcleo de Apoio ao Ensino de Química, além de monitores em diversas disciplinas técnicas. Os acadêmicos com perfil empreendedor podem participar ainda de projetos e programas como UCS Empresa Júnior, StartUCS e TecnoUCS.

“Os núcleos e as monitorias contribuem para garantir a aprendizagem do aluno. Já os programas permitem aos alunos transformar suas ideias em novos negócios”, reforça o coordenador, que destaca ainda que o mercado acolhe praticamente a integralidade dos estudantes graduados.


Foto: Claudia Velho

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