Formatura de diversas turmas ocorreu na noite desta sexta-feira no Teatro da UCS
O projeto de formação Voluntários da Paz formou, na noite desta sexta-feira (17/03), 20 turmas de facilitadores. A iniciativa, que integra o Programa Municipal de Pacificação Restaurativa - Caxias da Paz, reuniu cerca de 300 pessoas no Teatro da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Elas receberam certificados de conclusão de um curso que teve duração de 10 meses e ocorreu ao longo de 2016, capacitando para a aplicação no trabalho voluntário da metodologia dos Círculos de Construção de Paz em situações não-conflitivas, tendo como base os conceitos da Justiça Restaurativa. No total, a formação habilitou 712 pessoas para integrarem essa iniciativa, desenvolvida em parceria pela Prefeitura de Caxias do Sul, Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul - por meio do Centro de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) da Comarca de Caxias, UCS e Fundação Caxias.
A formação de facilitadores do programa Voluntários da Paz foi ofertada de forma gratuita e capacita o trabalho em Círculos de Paz, método para resolução de conflitos onde partes contrárias ou não se sentam frente a frente para resolver diferenças na base do diálogo. Durante a solenidade, o coordenador do Programa de Justiça Restaurativa para o Século 21 do Tribunal de Justiça, juiz Leoberto Brancher, destacou o potencial transformador do grupo de facilitadores que se integra ao programa. "Esse trabalho precisa ser incentivado para seguir adiante e vocês representam essa forma de promoção de paz", ressaltou.
Representando o prefeito Daniel Guerra no evento, a diretora de Proteção Social da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social, Maria de Lourdes Grisson, agradeceu a vontade dos participantes em se tornarem multiplicadores de uma cultura de diálogo: "Obrigado porque vocês acreditam que podem salvar vidas, que pode haver mudança, com o entendimento entre as pessoas, para que se construa a paz".
Os mais facilitadores participaram de mais de 500 círculos de paz, envolvendo um público de mais de 8 mil pessoas. A atividade é reconhecida como referência internacional, já que a cidade é pioneira em ações exitosas por meio do programa Caxias da Paz.

Nenhum comentário:
Postar um comentário