PIONEIRISMO, UMA MARCA DO HOSPITAL VIRVI RAMOS

Hospital Virvi Ramos completa 60 anos de atividade
Instituição de assistência hospitalar de médio porte, o Hospital Virvi Ramos surgiu a partir da ideia do então médico Dr. Virvi Ramos. Durante a década de 50, acompanhando o crescimento de Caxias do Sul, ele percebia que a cidade precisava de mais um Hospital. Então, em 12 de março de 1955, foi lançada a Pedra Fundamental para a construção do Hospital Nossa Senhora de Fátima.
Surgia assim, em 16 de novembro de 1956, a Sociedade Hospitalar Nossa Senhora de Fátima (Associação Cultural e Científica Virvi Ramos). Meses depois, mais precisamente em 09 de março de 1957, era inaugurado o Hospital Nossa Senhora de Fátima, então, o terceiro Hospital da cidade. Em poucos anos, a instituição já era referência em saúde.
O nome Nossa Senhora de Fátima foi escolhido em homenagem aos portugueses, quando Virvi Ramos foi presenteado por um amigo com uma estátua de Nossa Senhora de Fátima trazida de Portugal. Até hoje a imagem encontra-se na Capela do Hospital.
QUEM FOI VIRVI RAMOS
Nascido no distrito de Juá, em São Francisco de Paula, em 1917, Virvi Ramos dedicou grande parte de sua vida ao atendimento da população necessitada. Ainda jovem, queria ser advogado, mas, por influência do Pai, decidiu prestar exames para a Faculdade Portoalegrense de Medicina. Após dois anos de preparação no Colégio Júlio de Castilhos, classificou-se entre os 42 calouros do ano de 1937.
Em 1943, já formado em Medicina, retornou para Caxias do Sul, onde começou a clinicar, inicialmente no Hospital Nossa Senhora de Pompéia e no Hospital Santo Antônio, até então, os únicos existentes na cidade.
Com o passar dos anos, o reconhecimento a seu trabalho no atendimento a pacientes carentes, muitos dos quais não cobrava consultas, ultrapassou as fronteiras da cidade, chegando aos municípios vizinhos, cujos habitantes recorriam ao médico caxiense para a cura de seus males.
Sua ligação com a doutrina espírita o levou a sonhos mais altos para garantir um atendimento médico mais humano, voltado aos mais necessitados. Nascia assim, o projeto de criação do Hospital Fátima (atual Hospital Virvi Ramos), materializado em 09 de março 1957, e que durante muitos anos também ficou conhecido como o "Hospital do Dr. Virvi".
No ano anterior à inauguração do Hospital, em 16 de novembro de 1956, fundou a Sociedade Hospitalar Nossa Senhora de Fátima, embrião das instituições de ensino superior criadas por Virvi Ramos, entre as quais a futura Universidade de Caxias do Sul.
Com o hospital funcionando, Virvi Ramos colocaria em prática todos os seus sonhos humanitários em benefício da comunidade caxiense e regional. Um ano após inaugurar o Hospital, Virvi Ramos criou a Escola de Auxiliares de Enfermagem. No ano seguinte, já formava a primeira turma. A Escola permanece ativa até hoje, mas, desde 1999, devido às mudanças na legislação, chama-se Escola de Educação Profissional Nossa Senhora de Fátima.
Os feitos do Dr. Virvi Ramos relacionados à educação não pararam por aí. Em 1959, criou a Faculdade de Direito e em 1961, a Faculdade de Medicina, contribuindo com a constituição da Universidade de Caxias do Sul, que aconteceria em 1967. Virvi Ramos entendia que ter uma Universidade local era a oportunidade para que muitos jovens da época, que não tinham condições de estudar em outra cidade, pudessem ter um diploma.
Em junho de 1966, a Sociedade transformou-se em Associação Cultural e Científica Nossa Senhora de Fátima, denominação que permaneceu até 2009, quando passou a se chamar Associação Cultural e Científica Virvi Ramos, em homenagem ao seu fundador.
Em 1988, Virvi Ramos decidiu encarar mais um desafio. O de ingressar na área da Saúde Privada, criando o Plano de Saúde Fátima, voltado inicialmente para atender à demanda empresarial da cidade, atuando junto aos colaboradores das empresas caxienses. Anos depois, o plano se expandiu pela região e hoje atua também em Porto Alegre.
No final dos anos 90, Virvi Ramos inaugurou o Centro Clínico e Cirúrgico Fátima, que até hoje está localizado no Largo de São Pelegrino. No final de 2003, percebendo espaço para implantação de cursos superiores de excelência, cria a Faculdade Fátima, que inaugura oferecendo duas opções de graduação: Administração e Enfermagem. Atualmente, a instituição possui também credenciamento para os cursos de Nutrição e Fonoaudiologia, e em breve, deverá passar a oferecer mais duas opções de cursos de nível superior.
Sempre preocupado em “Fazer o Bem” e classificado por muitos como visionário, empreendedor e humanitário, devido à magnitude de sua obra e realizações, o médico Virvi Ramos faleceu aos 90 anos, em dezembro de 2007.


Desde seu surgimento, o Hospital Virvi Ramos vive uma busca constante pela qualidade e excelência nos serviços prestados. Uma marca importante da instituição é o pioneirismo.
O Hospital Virvi Ramos, por exemplo, foi a primeira instituição do interior do Estado a realizar transplante renal. Isso aconteceu em 1984. Os urologistas Hélio Ramos e Norberto Tonietto e os cirurgiões vasculares Geraldo Gallícchio e Edson Baldisserotto realizaram a primeira operação de transplante renal em Caxias do Sul. Faziam parte da equipe médica também os anestesistas Valter Porto e Ivan Fernandes e os Nefrologistas Ilo Goldemberg, Luís Fochesatto, Sérgio Guerra, Moacir Rossi e Méri Brusa. Tonietto era o Chefe da Equipe de Transplante na época e o cardiologista Francisco Michielin era o Chefe do Corpo Clínico.
O Hospital também foi o primeiro da cidade a constituir um serviço de Home Care, criado em 1998, onde o paciente é atendido em sua própria residência. O serviço, que está em funcionamento até hoje, envolve uma equipe formada por enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas e fonoaudiólogos.
O pioneirismo da instituição é percebido também na qualificação dos serviços prestados à comunidade da serra gaúcha. Em 1998, o hospital tornou-se o primeiro da região a receber o Selo de Qualidade RS e iniciou a implantação do PGQP (Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade).
O Hospital Virvi Ramos também foi o primeiro do interior gaúcho a conquistar o título de ‘Acreditação Hospital Plena’, que atesta a qualidade de todos os procedimentos do hospital, considerando níveis internacionais de excelência em atendimento e proteção ao paciente. Em 2007, também foi pioneiro no interior no Estado ao receber a certificação ISO 9001:2000. Em 2010, recebeu a nova certificação ISO NBR 9001:2008, sendo recertificado em 2011. Em 2016, o Hospital foi credenciado já na nova norma ISO NBR 9001:2015.
Na área de formação profissional, o Hospital Virvi Ramos conta com Programa de Educação Continuada para o aperfeiçoamento de todos os profissionais que atuam na instituição. Além disso, contribui para a formação médica através do setor de residência médica.
No que se refere ao Atendimento Clínico, o Virvi Ramos possui um serviço ambulatorial que atende situações de urgência e emergência em tempo integral contando com equipe médica permanente e especialistas de apoio para quaisquer exigências.
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO A SERVIÇO DA COMUNIDADE
A tecnologia é outro fator que acompanha os serviços oferecidos pelo Hospital Virvi Ramos. A constante aplicação de recursos em equipamentos altamente sofisticados para a área cirúrgica, laboratorial, UTI, radiologia e diagnóstico por imagem aumentam a segurança e a precisão nos resultados.
Recentemente, a UTI foi totalmente revitalizada e ganhou nova estrutura, mais moderna e com ampliação de leitos, dividida em UTI adulto, com 10 leitos e UTI Neonatal, com 9 leitos.
O bloco cirúrgico, por exemplo, possui tecnologia avançada para realização de cirurgias minimamente invasivas, principalmente para todos os procedimentos por vídeo. O laboratório de análises clínicas também segue a linha da modernidade, agregando equipamentos capazes de processar 700 amostras hematológicas em até 30 segundos.
O corpo clínico e a equipe de enfermagem também se destacam pela qualificação. Estão sempre em constante atualização, participando de congressos nacionais e internacionais, inclusive, em alguns casos, implementando os procedimentos de cirurgia e tratamentos com técnicas e métodos inovadores.
O Hospital Virvi Ramos, através de  parcerias, também conta com ótima estrutura no que se refere à exames de imagem, com equipamento de tomografia computadorizada de última geração, que possibilitamaior agilidade e precisão na realização de exames. O mesmo vale para o setor de Hemodinâmica, que conta com o Allura CV 20, aparelho adquirido pela clínica de serviços de Angiografia do Hospital Virvi Ramosque possibilita a realização de diagnósticos e tratamentos de alta complexidade por meio de um sistema digital de altíssima precisão.
Atualmente, o Hospital Virvi Ramos, que possui 110 leitos à disposição da população, sendo 10 deles no formato suíte, oferecendo total privacidade ao paciente.
LINHA DO TEMPO
                         1955
Lançamento da Pedra Fundamental do Hospital Nossa Senhora de Fátima.
                    1956
É criada pelo Dr. Virvi Ramos, com o apoio de familiares e amigos, a Sociedade Hospitalar Nossa Senhora de Fátima.
               1957
O Hospital Fátima passa a realizar atendimentos para a comunidade.
          1958
Para suprir a carência de recursos humanos especializados, o Fátima criou em 1º de fevereiro de 1958 a Escola de Auxiliares de Enfermagem.
     1959
Primeira e única sociedade hospitalar do Brasil a criar uma Faculdade de Direito. A Escola de auxiliares de enfermagem forma a primeira turma.
1961
É criada a Faculdade de Medicina.
1967
Surge a Universidade de Caxias do Sul. O Dr. Virvi Ramos foi escolhido primeiro reitor da nova Instituição.
1984
O Hospital Virvi Ramos é o primeiro do interior do Rio Grande do Sul a realizar com sucesso uma operação de transplante renal.
1998
Transformada a Escola de Auxiliares de Enfermagem Nossa Senhora de Fátima, em Escola de Educação Profissional Nossa Senhora de Fátima, que desde então, ministra os Cursos de Técnico de Enfermagem, Técnico em Radiologia, Técnico em Administração e Técnico em Contabilidade. No mesmo ano, implantou o sistema Home Care, oferecendo assistência hospitalar na residência do paciente.
1999
Criado o Centro Clínico e Cirúrgico Fátima.
2003
A Associação Cultural e Científica Virvi Ramos recebe credenciamento para ofertas de cursos de ensino superior e surge a Faculdade Fátima. O Hospital Virvi Ramos se torna o primeiro da cidade a receber o título de Acreditação Hospitalar
2007
O Fátima perde o seu fundador, Dr. Virvi Ramos, em 14 de dezembro. O Hospital Fátima é o primeiro do interior do Rio Grande do Sul a ser certificado com a norma ISO 9001:2000.
2009
A Associação Cultural e Científica Nossa Senhora de Fátima, em justa homenagem ao seu fundador, passa a chamar-se Associação Cultural e Científica Virvi Ramos. Com isso, o Hospital assume a denominação Virvi Ramos, assim como a Assistência Comunitária. A Educação mantém o nome da padroeira da Instituição, Nossa Senhora de Fátima.
              2010
O Hospital Virvi Ramos conquista a certificação ISO 9001:2008.
              2011
É lançada a Pedra Fundamental para construção do Complexo de Saúde e Educação Virvi Ramos. O Hospital é recertificado com a norma ISO 9001:2008.
              2012
A clínica de Serviços de Angiografia do Hospital Virvi Ramos adquire o aparelho de Hemodinâmica mais moderno do Brasil. 10 novos leitos (suítes) são inaugurados. Entra em funcionamento a Estação de Tratamento de Efluentes.
              2015
O Hospital Virvi Ramos amplia e moderniza sua estrutura de UTI, passando a contra com 19 leitos, sendo 10 para UTI Adulto e nove para UTI Neonatal.
              2016
O Hospital Virvi Ramos é credenciado pela primeira vez na nova norma ISO NBR 9001:2015.

O PAPEL DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA VIRVI RAMOS
A Associação Cultural e Científica Virvi Ramos, instituição filantrópica, leva o nome de seu fundador desde 2009. Antes disso, assim como o Hospital, levava o nome de Nossa Senhora de Fátima. A Associação é a mantenedora das instituições e serviços de saúde e educação.
Na área da saúde, além do Hospital Virvi Ramos, a Associação é responsável também pelo Centro de Saúde Clélia Manfro, que possui três unidades. As unidades auditiva e oftalmológica, que funcionam em prédios distintos, também estão situadas no bairro Madureira, no mesmo complexo em que está situado o Hospital.
A outra unidade do Centro de Saúde Clélia Manfro, denominada Novo Amanhã, está localizada no bairro São Ciro, onde, em parceria com o município, funciona o Programa de Promoção e Prevenção Álcool e Drogas. A sede no bairro São Ciro abriga também o Programa de Assistência Comunitária, que atua voluntariamente em diversos bairros e Escolas de Caxias do Sul, oferecendo gratuitamente serviços de saúde. Mais de 10.000 pessoas já foram atendidas pelo programa.
Na área da Educação, a Associação Cultural e Científica Virvi Ramos atua com enfoque no ensino profissionalizante e superior. Desde 1999, mantém a Escola de Educação Profissional Nossa Senhora de Fátima, que oferece cursos técnicos em Enfermagem, Administração, Contabilidade e Radiologia.
A Faculdade Fátima é a instituição de ensino superior mantida pela Associação desde novembro de 2003, quando recebeu credenciamento para atuar em cursos de graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão. Atualmente, a instituição oferece quatro cursos de graduação: Administração, Enfermagem, Fonoaudiologia e Nutrição. As duas instituições de ensino funcionam na mesma área onde está localizado o Hospital Virvi Ramos, no bairro Madureira.
COMPLEXO VIRVI RAMOS – A INTEGRAÇÃO ENTRE SAÚDE E EDUCAÇÃO
Em breve, a comunidade regional poderá usufruir do que há de mais moderno na integração dos serviços de saúde e educação. Está em fase de construção, o Complexo de Saúde e Educação Virvi Ramos, concentrado em três pilares: tecnologia, estrutura física privilegiada e desenvolvimento de pessoas.
Fruto de dois anos de pesquisa sobre as necessidades de Caxias do Sul e região nos setores de saúde e educação, o novo espaço estará localizado na mesma área que abriga hoje o hospital e a Faculdade Fátima.
O projeto, que seguirá as normas internacionais, será sustentável e ecologicamente correto, na medida em que todo o complexo terá sistemas de aproveitamento para as águas da chuva e uma Estação de Tratamento de Efluentes, que ficará pronta dentro de alguns meses e possibilitará o reaproveitamento pluvial e a devolução da água limpa e desinfectada ao meio ambiente.
Num primeiro momento, será entregue à comunidade um centro de saúde, que possibilitará a ampliação da área ambulatorial, de Pronto Socorro e de diagnóstico por imagem, além de um novo pórtico de acesso.
O plano diretor do complexo de saúde e educação Virvi Ramos contemplará também prédios para a educação, com a oferta de novos cursos, nova biblioteca, salas de aula, laboratórios e anfiteatro multimídia para atividades complementares e videoconferências.
O acesso ao complexo será facilitado, passando a ter um terminal de ônibus, além de uma ampla área de estacionamento, O novo complexo estará interligado ao espaço físico já existente do hospital, facilitando o atendimento à comunidade local e regional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...