Campanha Gaúcha ganha tour especial do Dia do Vinho



Pacote com hospedagem e alimentação percorrerá região que elabora 25% de todo vinho fino do Brasil

DIA DO VINHO - Responsável pela elaboração de 25% de todo vinho fino e pela colheita de 35% de toda uva vinífera do Brasil, a Campanha Gaúcha ganha agora um tour especial para ser apreciada durante o Dia do Vinho 2015. Para se ter uma ideia da representatividade da região, que cada vez aposta mais forte no enoturismo, já são 17 vinícolas e uma produtora de uva ligadas à Associação Vinhos da Campanha.       
“Deste total, 13 vinícolas estão completamente instaladas na Campanha – vinhedos, elaboração, escritório, varejo e até restaurante e pousada. Apenas quatro das empresas associadas mantêm as bases administrativas fora daqui, na Serra Gaúcha”, revela o presidente da entidade, Giovâni Silveira Peres, também sócio-gerente da vinícola Batalha.

Boa parte da região poderá ser visitada – e ter os respectivos vinhos e espumantes devidamente apreciados, em harmonizações com queijos e assados de carne intercaladas por pausas para sorver um mate – em um Passeio à Campanha Gaúcha Especial do Dia do Vinho. “Atualmente, temos cerca de dois mil hectares de vinhedos cultivados pelos territórios de Bagé, Candiota, Dom Pedrito, Itaqui, Maçambará, Quaraí, Rosário do Sul, Santana do Livramento e Uruguaiana. Além daquelas castas mais conhecidas em outras partes do Brasil, trabalhamos muito com Tannat, Malbec, Syrah, Gewurztraminer e algumas portuguesas”, descreve Peres.

O tour sai e regressa a Porto Alegre, organizado e conduzido pela enóloga Maria Amélia Duarte Flores, entre os dias 4 (quinta-feira), feriado de Corpus Christi, e 7 (domingo).

“Este passeio é uma joia bem específica. Nossa base será a Pousada do Sobrado, em Bagé, um casarão histórico de tempos de guerra, que faz a gente viajar no tempo. Será um passeio com muitos animais, rusticidade, vida no campo, fazenda, estrada... Para participar, o recomendável é a pessoa gostar deste universo”, avisa Maria Amélia. Logo no primeiro dia, ao passar por Candiota, o roteiro já prevê contato com a região onde ocorreram os históricos combates do Seival, durante a Revolução Farroupilha (1835-1845).

“Seremos recepcionados na vinícola Batalha. Depois, visitamos a propriedade Seival, do Miolo Wine Group. Em seguida, o destino é a Bellavista Estate, propriedade do narrador Galvão Bueno, com seus vinhedos e vistas lindíssimas. Vamos torcer para ver o pôr-do-sol”, descreve a enóloga, proprietária da Vinho & Arte Casa, em Porto Alegre.

Na sexta-feira, será a vez de conhecer uma cidade que só existe na ficção. Fundada na mente do escritor Erico Verissimo e levada às telas de cinema e TV na produção de O Tempo e o Vento dirigida por Jayme Monjardim. Santa Fé, na vida real, fica em Bagé, município onde será visitada a Vinícola Peruzzo.

“Já no sábado, saímos para almoço festivo especial de aniversário de dois anos da Guatambu Estância do Vinho. À noite, voltamos para a pousada, onde teremos queijos e vinhos à luz de velas, com participação especial do sommelier e comunicador Daniel Arraspide, do Uruguai, para falar sobre as fronteiras do vinho na vastidão do pampa”, comenta Maria Amélia.

Alguns vinhos selecionados para a função têm as assinaturas de Bodega Sossego, Routhier e Darricarrere, Miolo e Campos de Cima. Finalmente, no domingo, já a caminho de casa, uma parada para conhecer a região vitivinícola que começa a despontar no município de Pinheiro Machado, arrematando com uma visita a um lagar de azeite de oliva, onde haverá degustação. Antes de encerrar-se a viagem, claro, os participantes ainda têm direito a um almoço harmonizado de confraternização.

O pacote de R$ 1035 já inclui o acompanhamento da enóloga Maria Amelia Duarte Flores, deslocamento em período integral, participação em todas as atividades citadas, sete refeições completas (almoço e jantar na quinta-feira, almoço e jantar na  sexta-feira, almoço no sábado, queijos e vinhos no sábado à noite, almoço harmonizado no domingo, e lanche a bordo), além de visitas, bebidas e brindes.
“A hospedagem é paga a parte, pois depende do tipo de acomodação que cada participante vai desejar. Há a possibilidade, por exemplo, se a pessoa quiser, de ficar em um quarto de época”, explica Maria Amélia.

As vagas são limitadas a um total de 20, pois a pousada possui apenas nove quartos. Reservas e informações pelos telefones (51) 9331.6098 e (51) 3072.1777 e email vinhoearte@gmail.com.

Passeio à Campanha Gaúcha Especial do Dia do Vinho
Quando: de 4 a 7 de junho
Onde: Bagé, Candiota, Dom Pedrito e Pinheiro Machado (partida e chegada em Porto Alegre)
Valor: R$ 1035 (inclui transporte, alimentação, bebidas e acompanhamento de enóloga) + hospedagem (conforme preferir o participante)
Limite de vagas: 20
Reservas e informações: telefones (51) 9331.6098 e (51) 3072.1777 e email vinhoearte@gmail.com


Sobre o Dia do Vinho
O Dia do Vinho é realizado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul e pelo Sindicato dos Hotéis Restaurantes Bares e Similares Região Uva e Vinho (SHRBS), como resultado do Projeto Eventos Integrados e Integradores – reinterpretação da concepção de evento, fomentado pelo Ministério do Turismo. A lei que instituiu o Dia do Vinho no Rio Grande do Sul no primeiro domingo de junho de cada ano foi promulgada em 12 de dezembro de 2003. O projeto partiu do então deputado estadual Iradir Pietroski (PTB). A edição 2015 tem apoio das prefeituras municipais de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Veranópolis, além da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), Associação dos Produtores de Vinhos de Pinto Bandeira (Asprovinho), Sindicato da Indústria do Vinho, do Mosto de Uva, dos Vinagres e Bebidas Derivados da Uva e do Vinho do Rio Grande do Sul (Sindivinho-RS), Roteiro dos Vinhos de São Roque/SP, Vinhos da Campanha Gaúcha, Atuaserra, Bento Convention Bureau, Caxias do Sul Convention & Visitors Bureau, Phoenix Eventos e Verallia. Para conferir a programação completa, acesse www.diadovinho.com.br.

Na foto, vinhedo e cavaleiro no município de Candiota (RS)
Crédito: Silvia Tonon

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...