CAXIAS DO SUL – O Prefeito Alceu Barbosa Velho assinou na manhã do dia 04/06 a ordem de início das primeiras obras do Sistema Integrado de Mobilidade, o SIM CAXIAS: o capeamento asfáltico dos corredores de ônibus na Av. Itália e das ruas Teixeira Mendes (entre as ruas Pinheiro Machado e Cremona) e Pinheiro Machado (entre a Feijó Jr. e a Teixeira Mendes), no bairro São Pelegrino. As obras, que iniciam na próxima semana, fazem parte da primeira fase do PAC 02 da Mobilidade e integram oProjeto de Troncalização do Transporte Coletivo Urbano – eixo Leste-Oeste do SIM Caxias, fazendo ligação entre as Estações Principais de Integração (EPI’s) Floresta e Imigrante.
A obra, a cargo da CODECA, com prazo de conclusão de 150 dias, consiste na recuperação do pavimento existente, com reforço de subleito, sistema de drenagem urbana e serviços complementares ao longo do traçado das vias, com revestimento asfáltico. Na Avenida Itália, serão aproximadamente 7.700,00 m² de área restaurada; na rua Teixeira Mendes a obra totaliza aproximadamente 4.700m² de área; e na rua Pinheiro Machado, 8.400m². “São as primeiras três obras de um conjunto de 28 obras da primeira etapa do programa. Essa etapa será o laboratório, o ensaio para nos prepararmos para as demais (da fase 2) que serão realizadas a partir de setembro na área central, abrangendo as ruas Sinimbu e Pinheiro Machado, as principais vias da cidade. Agora é o momento de dialogar com a comunidade, de atenuar o impacto das obras, os transtornos no dia a dia das pessoas”, destacou o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Manoel Marrachinho, conclamando a todos os colegas secretários, bem como a imprensa, para auxiliar na divulgação da importância dessas obras para a melhoria do Transporte Coletivo Urbano e do trânsito como um todo da cidade. Marrachinho agradeceu a equipe técnica da SMTTM e lembrou da dedicação do secretário anterior, Zulmir Baroni Filho para a elaboração do SIM CAXIAS.
O Prefeito Alceu reforçou a importância do SIM CAXIAS como um todo, as mudanças no trânsito da cidade. Agracedeu ao ex-secretário de Gestão e Finanças Carlos Búrigo e ao atual Gilmar Santa Catharina na busca pelos recursos para as obras. “Temos o projeto e o financiamento e agora a execução, com a CODECA. O entendimento de mobilidade é que o ônibus é soberano. E para isso acontecer, precisamos melhorar várias vias. Iniciamos pelo eixo Leste-Oeste e logo ali na frente chegaremos ao eixo Norte-Sul (PAC 3), que abrange a Moreira César e a Visconde de Pelotas, por exemplo), além do recapeamento de outras importantes ruas paralelas. São obras que levarão cerca de dois anos para ficar prontas, mas que vão mudar a cultura da cidade na questão do trânsito”, afirmou, anunciando que os técnicos da SMTTM e da Secretaria do Planejamento estarão amanhã em Brasília para mais uma etapa da liberação de verbas do PAC 3, no qual Caxias foi a única cidade gaúcha a ser contemplada.
O Prefeito também pediu a paciência aos caxienses, quanto aos transtornos causados pelas obras. “Essa primeira fase será mais afastada do centro, mas as demais, da área central vamos encaminhar para que aconteçam nos meses de férias escolares, dezembro, janeiro e fevereiro. É uma resposta que estamos dando a um setor onde sabemos que há problemas e assim buscamos melhorá-lo. Vai causar transtornos, mas ali na frente a mudança será significativa. Acreditamos que estamos fazendo a coisa mais acertada”, disse.
O valor total do financiamento das obras da segunda fase do PAC 2 é de cerca de R$ 37 milhões, com contrapartida do Município de aproximadamente R$ 8 milhões.
Acompanharam a assinatura da ordem de início, no Salão Nobre do Centro Administrativo, a primeira-dama e Coordenadora de Comunicação, Alexandra Baldisserotto, o Chefe de Gabinete Edson Nespolo, o procurador adjunto do Município, Felipe Giovani Marchioro, o diretor-presidente da CODECA, Valter Webber e demais secretários municipais, o presidente da Câmara de Vereadores, Gustavo Toigo e demais vereadores, técnicos da SMTTM e a imprensa. (Foto Andréia Copini)
Nenhum comentário:
Postar um comentário