CAXIAS DO SUL - A Unidade de Teatro da Secretaria da Cultura (SMC), informa que estão abertas as inscrições para a oficina de Commedia dell’Arte, que acontecerá no dia 14 de junho, das 14h às 17h, no Centro de Cultura Ordovás. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas até o dia 12 de junho.
A oficina integra a programação da 4ª Mostra Teatro Daqui e está sendo oferecida pela Cia. Sopro, da qual o facilitador Fábio Cuelli é integrante, como uma atividade de contrapartida prevista no projeto de montagem do espetáculo Os Por Fora da Cousa, contemplado com o Prêmio Anual de Incentivo à Montagem Teatral 2012, que também será apresentado durante a Mostra no dia 14, às 20h, na Sala de Teatro do Ordovás.
A oficina está relacionada às técnicas utilizadas na montagem deste espetáculo e visa fornecer um espaço de experimentação teatral através das máscaras da Commedia dell’Arte, com o foco na análise das máscaras para a construção de personagens contemporâneos, bem como o estudo da energia vocal, da fisicalidade corporal e da musicalidade que constroem o ambiente onde a máscara está.
“Assim como os espetáculos, a oficina também é gratuita e os interessados devem fazer sua inscrição pelo e-mail aslopes@caxias.rs.gov.br, informando nome completo, idade, telefone, e-mail, se fazem parte de algum grupo de teatro ou se já possuem alguma experiência na área”, orienta a coordenadora da Unidade de Teatro, Ângela Lopes.
A atividade é destinada a atores e estudantes de teatro, com idade a partir dos 14 anos, e será orientada pelo ator e professor de teatro Fábio Cuelli. Graduando do curso de Licenciatura em Teatro pela UFRGS, iniciou seus estudos de máscaras teatrais através do palhaço, com Pepe Nuñes (Espanha), Ricardo Pucceti (SP – LUME) e Regina Oliveira (RJ). Seguiu seus estudos com Carlos Simioni (SP – LUME), Jeremy James (Austrália), Ana Woolf (Argentina) e Hajo Shuller (Familie Floz- Alemanha). No ano de 2012, realizou o curso Master Internazionale in Commedia dell’Arte, na academia Teatrale Veneta, em Veneza – Itália. Integra os grupos caxienses Miseri Coloni, Trompim Teatro, Cia. Sopro e o grupo porto – alegrense Pindaibanos.
SOBRE A MOSTRA TEATRO DAQUI
A Mostra Teatro Daqui ocorre de 10 a 15 de junho e faz parte da programação alusiva ao mês de aniversário de Caxias.
Participam da Mostra os grupos Trompim Teatro, Quiquiprocó, Teatro do Encontro, Teatro Mecânico, Cia. Sopro, Cia. Garagem de Teatro, A Gangorra, além dos atores Gutto Basso, Carine Panigaz, Filipe Mello e Márcio Ramos, cujas montagens que serão apresentadas foram financiadas pelos mecanismos de fomento e incentivo à cultura, disponíveis no Município.
Em 2012, a programação atingiu cerca de 1.300 espectadores e contou com a apresentação de seis espetáculos. No ano passado, foram cinco espetáculos e um público de 1.100 pessoas. Neste ano, serão oito espetáculos e uma oficina, todos com entrada franca.
“A programação da Mostra Teatro Daqui está ainda mais diversificada. Além do espetáculo infantil Marilu, teremos a apresentação de um espetáculo de rua, de um monólogo, de uma peça que trabalha com animação de objetos, de espetáculos que já estão em cartaz há algum tempo e outros que estrearam recentemente”, destaca Ângela.
A Mostra Teatro Daqui 2014 contará, ainda, com a estreia do espetáculo Força do Hábito, contemplado com o Financiarte/2013, que traz um elenco formado por Carine Panigaz, Filipe Mello e Márcio Ramos. “É a primeira vez que um espetáculo realiza sua estreia durante a Mostra Teatro Daqui. Ficamos muito lisongeados quando o grupo fez a proposta de lançar seu trabalho na Mostra, pois isso demonstra a credibilidade que o projeto tem junto aos grupos locais e a visibilidade que a Mostra confere aos seus espetáculos, junto ao público caxiense”, comemora a coordenadora da Unidade de Teatro.
Apesar da programação ser inteiramente gratuita, em virtude dos lugares serem limitados, será necessário retirar ingresso antecipadamente para os espetáculos da Mostra, nos locais onde ocorre cada apresentação, exceto para os espetáculos Marilu, para o qual estão sendo feitos agendamentos por telefone, e Um Por Todos, que é de rua.
“Para a sessão das 14h do espetáculo Marilu, já não há mais lugares disponíveis e para a sessão das 15h30min ainda restam poucos lugares”, informa a coordenadora da Unidade de Teatro, Ângela Lopes.
Escolas ou grupos que tiverem interesse em prestigiar qualquer um dos espetáculos da programação, poderão fazer a pré-reserva de ingressos junto à Unidade de Teatro pelos fones 3901-1288 e 3901-1386.
PROGRAMAÇÃO
Espetáculo Infantil Marilu
Grupo Trompim Teatro
Data: 10 de junho / terça-feira
Horário: 14h (ESGOTADO) e 15h30
Local: Teatro Municipal Pedro Parenti – Casa da Cultura
Classificação: livre
Espetáculo Força do Hábito
Com Carine Panigaz, Filipe Mello e Márcio Ramos
Data: 10 de junho / terça-feira
Horário: 20h
Local: Sala de Teatro Prof. Valentim Lazzarotto – Centro de Cultura Ordovás
Classificação: 16 anos
Espetáculo O Idiota – Capítulo 6
Com Gutto Basso
Data: 11 de junho / quarta-feira
Horário: 20h
Local: Sala de Teatro Prof. Valentim Lazzarotto – Centro de Cultura Ordovás
Classificação: 12 anos
Espetáculo O Antiquário
Grupo Quiquiprocó
Data: 13 de junho / sexta-feira
Horário: 19h
Local: Teatro Municipal Pedro Parenti – Casa da Cultura
Classificação: livre
Espetáculo Tango
Grupos Teatro do Encontro e Teatro Mecânico
Data: 13 de junho / sexta-feira
Horário: 20h30
Local: Sala de Teatro Prof. Valentim Lazzarotto – Centro de Cultura Ordovás
Classificação: 16 anos
Espetáculo Um Por Todos…e todos pela causa
Cia. Garagem de Teatro
Data: 14 de junho / sábado
Horário: 16h
Local: Praça Dante Alighieri
Classificação: livre
Espetáculo Os Por Fora da Cousa
Cia. Sopro
Data: 14 de junho / sábado
Horário: 20h
Local: Sala de Teatro Prof. Valentim Lazzarotto – Centro de Cultura Ordovás
Classificação: 14 anos
Espetáculo Fando e Lis – Amanhã seremos felizes
Grupo A Gangorra
Data: 15 de junho / domingo
Horário: 20h
Local: Sala de Teatro Prof. Valentim Lazzarotto – Centro de Cultura Ordovás
Classificação: 14 anos
Oficina de Commedia dell’Arte
Com Fábio Cuelli – Cia. Sopro
Data: 14 de junho / sábado
Horário: 14h às 17h
Local: Sala da Escola Preparatória de Dança – Centro de Cultura Ordovás
Nenhum comentário:
Postar um comentário