Fatos Históricos de hoje 05/06 por Valdir dos Santos

dia internacional da ecologia 5

Hoje é o dia 5 de junho, quinta-feira. – Vigésima terceira semana do ano. — De janeiro a hoje passaram 156 dias. Faltam 209 dias para o fim do ano. — Estação: Outono. Lua crescente.  – Signo de Gêmeos. — Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO MAHASIAH e devem rezar o Versículo 4 do Salmo 33 para alcançar maior proteção. – Hoje a Igreja Católica Apostólica Romana festeja o Dia da Ascensão do Senhor.
Pensamento do dia: Quando o morto é rico muitos choram de olho na herança.
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – MENSAGEM DA REITORIA – É urgente que priorize a conservação dos ecossistemas, aliada ao desenvolvimento sustentável, vital para a manutenção e a evolução da biodiversidade, ou seja, para o próprio futuro da humanidade. A Universidade de Caxias do Sul trabalha no alerta, prevenção e reflexão sobre a educação ambiental como legado ao futuro, além de fazer parte de inúmeros conselhos que discutem e traçam diretrizes coletivas regionais, como é o caso do Projeto Taquari Antas e do Projeto LACOS, apoiado pela Petrobras..
COMEMORAÇÕES DE HOJE,  5 DE JUNHO  -- DIA MUNDIAL DA ECOLOGIA -  DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE, criado pela ONU, na Conferência Internacional de Estocolmo, 1972, no Programa ONU para o Meio Ambiente.  O Reino da Dinamarca, que fica na Europa, festeja hoje o Dia da Constituição. – DIA DA SOLIDARIEDADE AO POVO MOÇAMBICANO, no Moçambique.
O DIA DE HOJE,  5 DE JUNHO,  NA HISTÓRIA UNIVERSAL
1940 – PARIS – FRANÇA - A Alemanha invade a França, que quarenta dias após se rende.
1940 – KINGSTON – JAMAICA – Morre Marcus Garvey, criador e mentor do Pan-americanismo.
1945 – BERLIM – ALEMANHA - Ao término da Segunda Guerra Mundial, os países aliados dividem a Alemanha em quatro zonas de ocupação.
1947 – WASHINGTON – ESTADOS UNIDOS - Anunciado o Plano Marshall de auxílio financeiro à Europa, destruída pela guerra, no valor de 12 bilhões  de dólares. Reergue a Europa.
1967 – MADRID – ESPANHA -  Lançado o livro “Cem Anos de Solidão”, de Gabriel García Márquez, que transformou-se um ícone da literatura internacional com foco na América Latina.
1967 – TEL AVIV – ISRAEL - Na Guerra dos Seis Dias, Israel ataca e destrói em um único dia as forças aéreas do Egito e da Jordânia. A Síria e o Iraque entram no conflito.
1968 – LOS ANGELES – ESTADOS UNIDOS – O senador Robert F. Kennedy é baleado após vencer eleição na Califórnia para ser o candidato democrata a presidência dos EUA.
1972 – ESTOCOLMO – SUÉCIA - Na primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, foi  instituído  o Dia Mundial do Meio Ambiente.
1987 – BUENOS AIRES – ARGENTINA – Aprovada a “obediência devida”, que exime de culpa oficiais acusados de violar os direitos humanos durante o regime militar
1989 – PEQUIM – CHINA – Em inesquecível imagem do movimento pró democracia na China, um homem permanece de pé sozinho frente a uma linha de tanques, até que seus colegas o afastam.
1991 – OSLO – NORUEGA -  O presidente  Mikhail Gorbachev recebe o Prêmio Nobel da Paz.
O DIA DE HOJE,  5 DE JUNHO, NA HISTÓRIA DO BRASIL
1605 – LISBOA – PORTUGAL – É baixada provisão real proibindo o Cativeiro dos Índios. Foi este o primeiro raio fulminado contra a escravidão, antes tolerada e legitimada.
1619 – LISBOA – PORTUGAL – Decreto Regimental cria a Ouvidoria Geral do Rio de Janeiro, com jurisdição sobre as Capitanias do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Vicente e distrito de Minas.
1729 – VARGEM DE ITACOLOMI – MINAS GERAIS - Nasce Cláudio Manuel da Costa, participante da Inconfidência Mineira,  morto na prisão aos 4 de julho de 1789. Era filho de abastados mineradores. Estudou no Rio de Janeiro e Direito em Coimbra. Advogou em Vila Rica e Mariana. Publicou o poema Vila Rica, em dez cantos. Versejou também em perfeito italiano.
1929 – RIO DE JANEIRO – Nasce Anescarzinho do Salgueiro, compositor do célebre samba enredo Chica da Silva, um clássico da história do samba brasileiro.
1973 – BRASÍLIA – Governo brasileiro é informado de que os EUA autorizam a venda de aviões supersônicos de combate F-5E a Chile, Argentina, Brasil, Colômbia e Venezuela.
1974 – BRASÍLIA – Criada a Comissão Nacional de Regiões Metropolitanas e Política Urbana e os Conselhos de Abastecimento e  Pesquisas Agropecuárias, Assistência Técnica e Extensão Rural
1983 – RIO DE JANEIRO – Adolfo Bloch inaugura a TV Manchete, com mensagem otimista.
1987 – NOVA IORQUE – SEDE DA ONU - Chico Mendes recebe da ONU o Prêmio Global 500.
2008 – SÃO PAULO – Pesquisa afirma que estilo de vida da elite social brasileira é insustentável.
O DIA DE HOJE,  5 DE JUNHO, NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1853 – SANTANA DO LIVRAMENTO - Nasce Marciano Brum, poeta, teatrólogo e musicista.
1858 – RIO PARDO - Nasce Protásio Alves, médico, político e jornalista.
1903 – PORTO ALEGRE – Morre Henrique D’ Ávila, político, deputado, historiador e jornalista.
1917 – SÃO FRANCISCO DE PAULA - Nasce Virvi Ramos, médico extraordinário e de alma humanitária, um dos fundadores e primeiro Reitor da Universidade de Caxias do Sul e fundador do Hospital Fátima, em Caxias do Sul. Faleceu em 14 de dezembro de 2007, com 90 anos.
1919 –         QUARAÍ – Nasce João Batista  Santiago Wagner, historiador e  economista.
1976 – PORTO ALEGRE - Morre Válter Spalding, historiador de biografias de rio-grandenses. Foi servidor público exemplar, cidadão de méritos, esplêndida pessoa humana, na sociedade e no lar.
SANTO DO DIA  DE HOJE, 5 DE JUNHO – DIA DE LOUVOR A SÃO BONIFÁCIO, bispo de Mogúncia, mártir. Da Grã-Bretanha foi à Roma, e enviado pelo papa Gregório II para a Germânia.  Mereceu ser o apóstolo dos germanos, pois converteu muitos deles, especialmente na Frísia, onde pagãos o mataram com seu bispo auxiliar Eóbano junto com outros humildes servos de Deus.
O DIA DE HOJE,  5 DE JUNHO, NA HISTÓRIA REGIONAL
1892 – CAXIAS DO SUL - Assume a intendência municipal Antônio Xavier da Luz, natural de Santo Antônio da Patrulha. Foi nomeado pelo Governo do Estado.
1935 – CAXIAS DO SUL - A rua Gaúchinha passa a chamar-se Humberto de Campos. Esqueceu-se a denominação, dada por tropeiros de Cima da Serra, que nela costumavam acampar.
1946 – PORTO ALEGRE – A lei 1.104 cria o cargo de Juiz de Direito de entrância especial e promotor em Nova Prata. Extintos, automaticamente, os juizados municipais dos mesmos termos.
1948 – SÃO FRANCISCO DE PAULA - Pela lei municipal nº 9, é criado o quarto distrito, com a denominação de Silveira. Declara-se que o terceiro se chamará Ausentes.
1960 – PORTO ALEGRE – Morre Francisco Oliva, comerciante e madeireiro de Caxias do Sul. Seu sobrenome foi dado à localidade de Monjolo, hoje distrito de Vila Oliva.
1962 – CAXIAS DO SUL - Morre Demétrio Moreira da Luz, personalidade de relevo na vida de São Marcos. Foi vereador e presidente da Câmara de Caxias do Sul. Foi ele que, respondendo pelo Executivo, assinou a declaração de utilidade pública do potreiro da Viúva Giuriolo, onde hoje se localiza a Prefeitura Municipal e, antes, os chamados pavilhões da Festa da Uva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...