Hoje é o dia 1º de junho, domingo – Vigésima terceira semana do ano.– De janeiro a hoje passaram 152 dias. Faltam 213 dias para o fim do ano. — Estação: Outono. Lua nova. – Signo de Gêmeos. — Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO VEHUIAH e devem rezar o Versículo 3 do Salmo 3 para obter maior proteção. – Celebração católica apostólica romana: Ascensão do Senhor.
Significado da palavra JUNHO:
Junho: É o sexto mês do calendário gregoriano e tem 30 dias. O seu nome vem da idolatria romana da deusa Juno, protetora dos partos, da família, das mulheres em toda as fases da vida e também dos casamentos. Juno era casada com Júpiter, o deus maior na idolatria dos romanos.
Pensamento do dia. O bom pastor deve tosquiar as ovelhas sem esfolar as suas orelhas.
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – MENSAGEM DA REITORIA – A Vila de Santa Teresa de Caxias, pelo decreto 1607 do Presidente do Estado do RS, Protásio Alves, foi elevada, em 1º de junho de 1910, à categoria de cidade, com o nome oficial de Caxias. Nesse dia ocorreu outro fato na cidade: foi inaugurado a estrada de ferro Montenegro – Caxias, promessa do Presidente do Estado Júlio Prates de Castilhos. São datas festejadas pois essas duas importantes decisões foram os alicerces que consolidaram os primeiros passos do nosso desenvolvimento como cidade. Prof. Dr. Evaldo Kuiava, Reitor da UCS.
COMEMORAÇÕES DO DIA DE HOJE, 1º DE JUNHO – HOJE É O DIA DO VINHO DO RIO GRANDE DO SUL, implantado pelo governo gaúcho em 2003. Este ano, as cidades da serra gaúcha promoveram, desde o dia 23 de maio até hoje, atividades e eventos voltados para a difusão e valorização dos vinhos no cenário cultural, social, econômico e histórico do estado. O dia do vinho gaúcho será sempre no primeiro domingo de junho. - DIA MUNDIAL DO LEITE - DIA NACIONAL DA IMPRENSA, comemora a data em que circulou o primeiro jornal brasileiro, o CORREIO BRAZILIENSE ou Armazém Literário, editado pelo gaúcho Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça e impresso em Londres. O Correio Braziliense circulou de 1º de junho de 1808 a 1º de dezembro de 1822, gerando a coleção de 175 edições (29 volumes) em 14 anos e 7 meses, com pontualidade marcante em toda a sua trajetória. (Dados: Wikipédia).
A proposta do DIA DA IMPRENSA partiu da Associação Rio-Grandense de Imprensa ARI. -
O DIA DE HOJE, 1º DE JUNHO, NA HISTÓRIA UNIVERSAL
1806 – PARIS – FRANÇA - Napoleão Bonaparte restabelece o calendário gregoriano em França. Começará a ter efeito a partir de 1 de Janeiro de 1807.
1926 – LOS ANGELES – CALIFÓRNIA - Marilyn Monroe (1926-1962) nasce em Los Angeles com o nome de Norma Jean Mortensen. Tornou-se um ícone do cinema pela sua beleza e sensualidade.
1946 – BUCARESTE – ROMÊNIA - Ion Antonescu, ditador da Romênia e aliado da Alemanha no nazismo, é executado em Bucareste por crimes contra a humanidade na 2ª Guerra Mundial. .
1958 – PARIS – FRANÇA - O general Charles de Gaulle torna-se o novo primeiro-ministro francês.
1960 – HAVANA – CUBA – O governo ditatorial de Fidel Castro nacionaliza as duas últimas refinarias estrangeiras que ainda funcionavam no país.
1970 – MOSCOU – RÚSSIA - A URSS põe em órbita terrestre a cosmonave Soiuz 9.
1973 – ATENAS – GRÉCIA – Abolida pelo governo militar a monarquia na Grécia.
1980 – NOVA IORQUE – ESTADOS UNIDOS – Estreia o canal a cabo CNN – Cable News Network.
1990 – WASHINGTON – ESTADOS UNIDOS - O presidente George Bush, e o líder soviético, Mikhail Gorbachev proíbem e começam a destruir as reservas de armas químicas desses países
2004 – PRETÓRIA – ÁFRICA DO SUL - O primeiro presidente negro da África do Sul e ganhador do Prêmio Nobel da paz, Nélson Mandela, anuncia seu afastamento da vida pública.
O DIA DE HOJE, 1º DE JUNHO, NA HISTÓRIA DO BRASIL
1821 – RIO DE JANEIRO - Circula o Diário do Rio de Janeiro, primeiro jornal informativo do Brasil.
1942 – PIRAJUÍ – SÃO PAULO – Nasce Naum Alves de Sousa, autor de Aurora da Minha Vida e No Natal a Gente Vem te Buscar.
1943 – RIO DE JANEIRO - Manuel Bandeira é nomeado professor catedrático de Literatura Hispano americana da Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil.
O DIA DE HOJE, 1º DE JUNHO, NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1887 – SÃO FRANCISCO DE ASSIS - Nasce Egídio Hervé, engenheiro civil, jornalista e ensaísta.
1889 – TUPANCIRETÃ – Nasce Euclides Albernaz Lobato, poeta e ensaísta.
1892 – RIO GRANDE – Nasce Fortunato Pimentel, engenheiro agrônomo e escritor.
1892 – CAXIAS DO SUL - Morre o escritor rio-grandense José Bernardino dos Santos, que combateu na Guerra do Paraguai. Foi servidor da Fazenda provincial e trabalhou na Comissão de Terras. Destacou-se como poeta, romancista e teatrólogo.
1922 – SANTIAGO – Nasce Sílvio Gomes Wallace Duncan, professor universitário e romancista.
1937 – NOVA PETRÓPOLIS – Nasce Urbano Zilles, sacerdote católico, professor e teólogo.
1948 – CRUZ ALTA – Nasce Carlos Alberto Sampaio, poeta.
1978 – PASSO FUNDO – Morre Francisco Bernardo da Cruz, o Tio Chico, músico e líder comunitário de grande reconhecimento em sua cidade.
SANTO DO DIA DE HOJE, 1º DE JUNHO – DIA DE LOUVOR A SÃO JUSTINO - Nasceu em 103 , na Palestina. Inquieto, São Justino foi da escola estoica, pitagórica, aristotélica. Convenceu-se de que residia no cristianismo a verdade absoluta, capaz de satisfazer o espírito mais exigente. Marcou sua conversão, aos 30 anos. Escreveu três apologias. Descontentes denunciaram-no como cristão. Condenado, foi decapitado por ordem de Marco Aurélio, imperador romano.
O DIA DE HOJE, 1º DE JUNHO, NA HISTÓRIA REGIONAL
1824 – GLÜCKSTADT – ALEMANHA - A bordo do veleiro Germânia, embarcaram os primeiros imigrantes alemães, de fé protestante, que vinham ao Brasil.
1904 – FARROUPILHA – Assume a responsabilidade espiritual da paróquia de Caravaggio, até 1909, Dom Miguel Evangelisti, monge camaldulense.
1904 – GARIBALDI - José Sion, Deodato e Paulo Norberto iniciam o Colégio Marista S. Antônio.
1947 – CAXIAS DO SUL - É fundado o Orfanato Santa Teresinha, hoje Colégio Madre Imilda.
1973 – PORTO ALEGRE - Governador Triches, no Piratini, apadrinha o contrato da Randon S.A, com a Kockum, empresa sueca, para a fabricação de caminhões fora de estrada.
1980 – CAXIAS DO SUL - Morre o Pe. Plínio Bartelle, do clero diocesano. Foi professor da Universidade de Caxias do Sul e diretor da Faculdade de Filosofia.
1982 – DIA DE VILA SECA, distrito de Caxias do Sul - Foi fixado pela lei 2.723, de 26 de maio de 1982, pelo Prefeito Mansueto de Castro Serafini Filho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário