De um total de 1.090 inscritos, o Centro de Referência para a Mulher ficou entre 60 práticas de todo o País e foi apresentado na Arena da Participação Social, em Brasília
CAXIAS DO SUL - A Coordenadoria da Mulher – Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), é finalista na 5º edição do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) Brasil. O Prêmio ODM Brasil incentiva ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, estabelecidos pela ONU em 2000. A premiação, foi entregue no dia (23.05) em Brasília, conta com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e de um conjunto de entidades parceiras, como a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, SESI e Sebrae.
A Prefeitura de Caxias ficou entre os 60 finalistas da premiação (de um total de 1.090 práticas inscritas) com a prática Rompendo Paradigmas – Centro de Referência para a Mulher, ligado à Coordenadoria da Mulher. O case foi apresentado nesta quinta-feira (22.05), durante a Arena da Participação Social, que se encerra nesta sexta no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), na capital federal. A Prefeitura esteve representada pela psicóloga Luciane Demenech, que atua na Coordenadoria, e pela primeira-dama e coordenadora de Comunicação, Alexandra Baldisserotto.
O Centro de Referência para a Mulher – Rompendo Paradigmas é um serviço da Coordenadoria da Mulher que foi instituído em 2005. A equipe de profissionais desenvolve ações e atividades informativas de orientação e prevenção sobre gênero, igualdade de direitos, autonomia e violência contra a mulher, além de atendimentos individuais e grupais a mulheres que sofrem violência doméstica. A prática foi inscrita no Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM) de número 3: Promover a igualdade entre os sexos e a valorização das mulheres.
A avaliação foi criteriosa. Uma comissão técnica da premiação esteve em Caxias em novembro do ano passado para avaliar in loco o trabalho desenvolvido pelo Centro de Referência. Além do trabalho realizado com as mulheres, as caxienses também mostraram em Brasília outras iniciativas desenvolvidas pela Coordenadoria da Mulher, como a Agenda Feminina e o Caderno de Receitas do Programa de Valorização da Mulher dos Meios Urbano e Rural.
(Foto:Jurandir Oliveira)
Nenhum comentário:
Postar um comentário