CAXIAS DO SUL – A Secretaria da Saúde – Vigilância Epidemiológica, informa que o Ministério da Saúde prorrogou a 16ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza 2014 até que os municípios alcancem a meta de 80% do previsto nos grupos prioritários. O aumento do prazo para que as pessoas sejam imunizadas ocorreu porque o percentual de imunizados ficou abaixo do esperado em todo o Brasil.
Em Caxias do Sul, até esta quinta-feira (08.05), foram imunizadas 50.098 pessoas, o que corresponde a 55% da meta. Sendo que entre as crianças de zero a cinco anos incompletos foram vacinados 51% do previsto; gestantes foram 37% da meta; trabalhadores da saúde 55%; o percentual de puérperas é de 59%; e de idosos está em 59%. Além disso, foram imunizados 24.144 doentes crônicos que não são contabilizados na meta do Ministério da Saúde.
As doses estão sendo aplicadas nas 46 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município. É importante destacar que, após aplicada, a vacina demora cerca de 15 dias para ficar ativa e proteger o organismo contra H1N1 (gripe A), H3N2 e influenza B, devido a janela imunológica.
Saiba mais sobre a gripe:
A gripe é uma infecção do sistema respiratório, cuja principal complicação são as pneumonias. A doença inicia com febre alta, em geral acima de 38ºC, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca.
A febre é a manifestação mais importante e dura em torno de três dias. Sintomas respiratórios como a tosse, dores musculares, de garganta e de cabeça, calafrio, fraqueza, espirros e coriza se tornam mais evidentes com o avanço da doença e se mantêm em geral por três a quatro dias após o desaparecimento da febre. Podem aparecer também sintomas como pele quente e úmida, olhos avermelhados e lacrimejantes.(Fotos Andressa Gallo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário