CAXIAS DO SUL – A Secretaria Municipal da Saúde – Hemocentro Regional de Caxias do Sul, em parceria com a Federação Brasileira de Hemofilia e a Associação dos Hemofílicos do Rio Grande do Sul, promove no dia 12 de abril, a partir das 9h, diversas atividades em comemoração ao Dia Mundial da Hemofilia. O evento ocorre no auditório do NEPS (Rua Marechal Floriano n° 421 – 5° andar da SMS).
O dia 17 de abril é celebrado mundialmente como o Dia Mundial da Hemofilia. A Hemofilia é um distúrbio hereditário com consequências nos mecanismos de coagulação. É uma doença crônica, sem cura, mas com diversos tratamentos disponíveis. A expectativa geral de vida de portadores da doença é de cerca de 60 anos.
As comemorações do Dia da Hemofilia é uma maneira de reunir a comunidade para discutir as políticas de saúde relativas às coagulopatias, compartilhar experiências e conhecer os avanços de tratamentos.
Em Caxias do Sul ocorrem diversas palestras e capacitações a respeito do tema:
9h – Abertura
9h30min – Palestra com a presidente da Federação Brasileira de Hemofilia (FBH)T ânia Pietrobelli sobre o uso do fator de coagulação como medida preventiva/Profilaxia Secundária de Longa Duração – PSLD;
10h – Palestra com a hematologista Dra. Sabrina Wisintainer sobre novas tecnologias, fator recombinante;
10h30min – Palestra com a geneticista da UFRGS Dra. Eliana Bandinelli sobre diagnóstico das coagulopatias;
11h – Palestra com a assistente social do HEMOCS, Ana Paula Rombaldi sobre a inserção do serviço no contexto da hemofilia;
11h15min – Palestra com o farmacêutico Alexandre Bertolucci sobre a dispensação do Fator de coagulação;
11h30min – Palestra com a enfermeira de transfusão Eva Pizzamiglio, sobre o universo das coagulopatias na região nordeste do Rio Grande do Sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário