CAXIAS DO SUL – A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), promoveu a entrega da certificação Selo de Qualidade para 28 produtores de uvas protegidas. O ato ocorreu na tarde de ontem, dia 05/03 no espaço Sabor da Festa da SMAPA, Pavilhão 2 do Parque de Eventos e contou com a presença das Soberanas da Festa da Uva e do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Rudimar Menegotto.
O Selo de Qualidade dos Produtos da Agricultura de Caxias do Sul é um programa que objetiva valorizar os produtos, produtores e propriedades que seguem as boas práticas de produção agropecuária, disponibilizando alimentos seguros e de qualidade aos consumidores. Baseia-se na legislação, certificação e rastreabilidade. O enquadramento ao programa é baseado num esquema de pontuação, em que são avaliados aspectos socioambientais, gestão da propriedade, qualificação dos produtores, segurança alimentar e tecnologia de produção. “É uma forma de valorizar o produtor preocupado com a qualidade do seu produto, sua propriedade e sua saúde, sem esquecer do consumidor e do meio ambiente”, explicou o engenheiro agrônomo da SMAPA, Gilmar Onsi.
Um dos produtores agraciados com o certificado este ano, Daniel Toss, agradeceu o acolhimento e suporte da secretaria. “Cumprimento a todos produtores que deixaram seus trabalhos para estarem aqui hoje e digo que é um orgulho para mim representar a associação neste ato de reconhecimento pelo nosso trabalho. Agradeço também todo apoio da SMAPA”, destacou o proprietário da Toss Uvas de Mesa.
O titular da SMAPA, Araí Horn, no ato representando o Prefeito Alceu Barbosa Velho, lembrou da história do certificado, criado há oito anos por técnicos da secretaria, em conjunto com as entidades parceiras. E reafirmou o compromisso do Prefeito com quem vive e depende do meio rural. “Desde o primeiro dia de governo, estamos nos dedicando a iniciativas de apoio ao meio rural. O Selo de Qualidade é uma das prioridades pré-estabelecidas e que está sendo dada continuidade até pelas boas condições de vida dos que lá moram. Parabéns a todos agraciados este ano”, disse.
O produtor recebe o selo de identificação quando atinge uma pontuação mínima necessária e satisfazendo as condições estabelecidas pelo programa. São obrigatórios, entre outros itens, o uso de Caderno de Campo, respeito às carências e monitoramento de pragas. Além disso, o programa também prevê a análise de resíduos.
Nesta edição, receberam a certificação Ademir Zanrosso, Antônio Regalin, Euclides Venturin, Granja Gipan, Izaías Boff, Nelson Casagrande, Nelson Picolli, Toss Uvas de Mesa, Ricardo Vaccari, Tânia Bof, Valderês Formigheri, Ademir Trentin, José e Clari Boff, Uvas do Meu Galpão, Uvas Biondo, José Picolli, Uvas Valentini, Granja do Vale, Uvas Adelicia, Hamilto Dallegrave, Uvas Spido, Carlos Munhaga, Granja Boff, Isoton Uvas de Mesa, Uvas Paulinas, Família Zangali, Irmãos Fabro Uvas de Mesa e Granja Zanesi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário