Prefeito Alceu Barbosa Velho emocionou os presentes falando da importância da família retratada na escultura
CAXIAS DO SUL – O Departamento de Memória e Patrimônio Cultural da Secretaria da Cultura, e a Câmara de Vereadores promoveram na manhã do dia 28/02 uma homenagem ao Monumento Nacional ao Imigrante, que completa 60 anos nesta data. O Prefeito Alceu Barbosa Velho e o presidente do Legislativo, Gustavo Toigo, e demais autoridades e convidados descerraram uma placa alusiva ao marco histórico, no próprio monumento, localizado às margens da BR-116.
O presidente da Câmara, vereador Gustavo Toigo, falou da importante escultura e lembrou dos idealizadores da obra e citou os familiares presentes na ocasião. Também destacou a celebração da diversidade dos povos que construíram e desenvolveram Caxias.
O Prefeito Alceu fez um relato histórico e ressaltou o significado do Monumento Nacional ao Imigrante ter sido erguido em Caxias do Sul. “Muitos imigrantes chegaram em várias partes do país. Entretanto Getúlio Vargas sempre foi um visionário, e enxergou que Caxias seria uma terra promissora e empreendedora e que aqui podíamos mostrar ao Brasil o progresso de uma cidade, de uma região, com o trabalho. Hoje é dia de agradecer ao presidente Getúlio Vargas pelo Monumento, que é um orgulho para nós”, disse.
Ao falar da família retratada na escultura e de seus valores, o Prefeito emocionou os presentes, em especial Antônia Caringi, a filha do escultor Antônio Caringi, criador do Monumento e escultor das obras de arte em bronze. “O monumento foi idealizado por uma comissão comunitária que se tornou uma família em torno de um objetivo. O homem e a mulher estão no alto, em primeiro plano, mas o que simboliza a força da família é o bebê nos braços da mãe. Esse significado é o mesmo há 60 anos, a família é indispensável, primordial”, afirmou.
Ao final do seu pronunciamento, Alceu contou sobre a sensibilidade da presidente Dilma Rousseff em aceitar o convite para visitar o Monumento ao Imigrante, no dia que esteve em Caxias para a abertura da Festa da Uva. “Ela esteve aqui, olhou, leu toda a história aqui retratada. A visita ficou na nossa memória pela valorização da nossa presidente aos nossos antepassados”, contou. Naquele dia, no almoço, Alceu e a primeira-dama Alexandra Baldisserotto presentearam à presidente Dilma e o Governador Tarso Genro com um quadro alusivo aos 60 anos do Monumento (FOTO EM ANEXO/ROBERTO STUCKERT FILHO/PR). Uma placa semelhante a do quadro foi descerrada no museu do Monumento hoje pela manhã.
A homenagem contou ainda com a presença do secretário da Cultura, João Tonus e da diretora do Departamento de Memória, Liliana Henrichs e demais integrantes da equipe; dos secretários municipais Washington Cerqueira e Francisco Spiandorello; dos vereadores Zoraido Silva, Henrique Silva, Jó Arse, Arlindo Bandeira, Edi Carlos de Souza, Edson da Rosa, Felipe Gremelmaier, Flávio Cassina; da deputada estadual Marisa Formolo, representando a Assembleia; do deputado federal Assis Melo e demais convidados.
Logo mais, às 16h, no estande do Legislativo no Mezanino do Centro de Eventos, no Parque da Festa da Uva, haverá homenagem aos familiares dos cidadãos que ajudaram a idealizar e construir a obra. (FOTOS ANDRÉIA COPINI)
Nenhum comentário:
Postar um comentário