CAXIAS DO SUL - No próximo dia 29 de março, o Instituto Hércules Galló apresenta para a comunidade, autoridades e imprensa mais uma etapa do projeto que busca preservar a memória e difundir o legado do italiano pioneiro da indústria têxtil na Serra Gaúcha e no Rio Grande do Sul. Nesta data será inaugurado o Espaço Multiuso Edwige Galló, edificação com 160 metros quadrados de área construída erguida junto às duas casas centenárias tombadas pelo patrimônio histórico, recentemente restauradas e que pertenceram ao industrial Hércules Galló. Projetado pelos arquitetos Renato Solio (bisneto de Hércules) e Roque Frizzo, o espaço multiuso propõe-se a sediar exposições, mostras, palestras, documentários e eventos culturais e artísticos, ampliando o papel do Instituto como gerador de cultura, educação e entretenimento. O espaço ganhou o nome da esposa de Hércules, Edwige Galló, prestando justa homenagem à italiana que, ao lado do imigrante, firmou suas bases em Galópolis (bairro de Caxias do Sul) e contribuiu decisivamente para o desenvolvimento e o progresso da localidade.
Na oportunidade também será apresentado o projeto Museu do Território, que tem curadoria da pesquisadora e museóloga Tânia Maria Zardo Tonet e apoio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. Previsto para ser concluído no final de 2014, o projeto quer implementar em Galópolis um museu sobre a história e a identidade da localidade, através da preservação dos traços materiais e imateriais dos seus personagens, tradição e cultura, do contexto da imigração italiana atrelada ao desenvolvimento da comunidade e da história da indústria têxtil na região e seu impacto sociocultural. O Museu do Território contará com um amplo trabalho de resgate e preservação de objetos e referências de Hércules Galló, sua família, a comunidade de Galópolis e a indústria têxtil local, incluindo, ainda, a produção de dois vídeos pela Spaghetti Filmes. Todo o acervo irá “rechear” e ocupar a casa dois do Instituto.
O evento reserva, ainda, mais um momento especial: o descerramento da obra do escultor João Bez Batti, convidado pelo Instituto Hércules Galló a fazer uma intervenção em uma das pedras da taipa do casario restaurado. Estudioso da pedra basáltica há cerca de 50 anos, o artista, reconhecido como um dos maiores escultores em atividade no Brasil, tem como característica a descoberta de rostos em pedras brutas que revelam diferentes cores e tonalidades. Resultado de um trabalho artesanal de aproximadamente três meses, a máscara que enfeita o entorno das casas centenárias foi esculpida no atelier de Bez Batti, em Bento Gonçalves, e devolvida ao local original.
O empresário José Galló, presidente da Lojas Renner e do Instituto Hércules Galló, conduzirá a solenidade.
O Instituto Hércules Galló
O Instituto Hércules Galló foi criado em 2011 com o propósito de ser tutor das residências restauradas e, entre outras funções, preservar a memória do personagem Hércules Galló e sua família para as futuras gerações; ser agente gerador de projetos culturais e educacionais utilizando incentivos fiscais municipais, estaduais e federais; ser pensante nas questões de preservação e atrações para as demais edificações situadas em Galópolis, bem como motivar a comunidade e Caxias do Sul a encontrar caminhos para atrair turismo cultural e de lazer à cidade. A intervenção nas casas foi concluída e apresentada à comunidade em novembro de 2012. Em 2013 um convênio entre o Instituto Hércules Galló e a Prefeitura de Caxias do Sul, através da Secretaria Municipal de Cultura, ampliou o acesso da comunidade, turistas e estudantes ao casario, aberto à visitação do público de terça a sábado, das 13h30min às 17h30min. Site:www.herculesgallo.com.br
Sobre Hércules Galló
O imigrante italiano Hércules Galló marcou história no desenvolvimento de Caxias do Sul no século passado. Como propulsor da indústria têxtil na Serra Gaúcha, foi responsável por colocar o município no cenário econômico do Estado do Rio Grande do Sul a partir de seu trabalho visionário ao administrar, de forma bem-sucedida, um pequeno lanifício adquirido em 1904, na localidade Vale Del Profondo, transformando-o em indústria. O lugarejo Vale Del Profondo, posteriormente, passou a ser chamado de Galópolis, uma homenagem da comunidade da época ao empreendedor Hércules Galló, tornando-se bairro de Caxias do Sul. Galló também foi atuante na política, elegendo-se primeiro deputado da região colonial italiana no Rio Grande Sul, entre 1913 e 1916, e foi chefe do executivo municipal de Caxias do Sul em 1915, substituindo o intendente Penna de Moraes.
Sobre Edwige Galló
Nascida no ano de 1870, na região de Piemonte, na Itália, Edwige Virginia Strona Galló veio para o Brasil com Hércules Galló e, junto com o marido, firmou as bases em Galópolis, contribuindo para o desenvolvimento da localidade. Muito presente e atuante na comunidade, integrou o Pio Sodalício Damas de Caridade do Hospital Pompéia, grupo de mulheres voluntárias responsáveis pela fundação do hospital. Teve com Hércules três filhos: Olga, Renato e Pinot. Faleceu no ano de 1959, deixando exemplo de determinação, voluntariado e dedicação à família e a Galópolis.
SERVIÇO
O que: Inauguração do Espaço Multiuso Edwige Galló junto ao Instituto Hércules Galló e apresentação do projeto Museu do Território pela curadora Tânia Maria Zardo Tonet
Quando: 29 de março
Horário: 10h
Onde: BR 116, nº 1579, bairro Galópolis | Caxias do Sul – RS
LEGENDA FOTOS
Espaço Multiuso Edwige Galló complementa mais uma etapa do Instituto Hércules Galló
(foto: Renato Solio)
Nenhum comentário:
Postar um comentário