Dia Mundial de Combate à tuberculose alerta para a prevenção da doença


tuberculose_tem_cura
CAXIAS DO SUL - A Secretaria da Saúde – Serviço de Infectologia, informa sobre os cuidados para a prevenção e o tratamento da tuberculose. No dia  24/03 é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose e a data serve de alerta para a população sobre os cuidados com a doença. Para marcar a ocasião, as 46 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) distribuirão material informativo sobre a tuberculose.
A tuberculose é uma doença contagiosa causada pelo micro-organismo conhecido como bacilo de Koch e é transmitida de pessoa para pessoa por meio do ar. Quando não tratada precocemente ou de maneira correta, a doença pode matar. A tuberculose geralmente acomete nos pulmões, mas também pode atingir outras partes do corpo, como ossos, rins e meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro.
Um dos métodos de prevenção da doença é a vacina BCG, obrigatória para crianças menores de um ano. No entanto, a imunização protege crianças e adultos jovens contra as formas mais graves da doença. O sol e a ventilação adequada são medidas que ajudam na prevenção contra a bactéria.
Os sintomas da tuberculose são tosse sem ou com escarro por mais de três semanas, dor no peito, emagrecimento, falta de apetite, suores noturnos, cansaço fácil e febre baixa, geralmente à tarde. Pacientes que apresentarem essas queixas devem procurar sua Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência.
O tratamento da doença é gratuito e dura, no mínimo, seis meses. É importante que pacientes com a doença não interrompam o tratamento antes do fim, pois o doente pode voltar a transmitir a tuberculose e os bacilos ficam mais fortes, tornando a cura mais difícil.
Os portadores de tuberculose são tratados e acompanhados no Serviço Municipal de Infectologia que funciona junto ao Centro Especializado de Saúde (CES), na Rua Sinimbu, nº 2.231. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h, e o encaminhamento ocorre via UBS. Em Caxias do Sul, atualmente 106 pacientes estão em acompanhamento. (Foto divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...