CAXIAS DO SUL – O Prefeito Alceu Barbosa Velho e o diretor-presidente do SAMAE, Edio Elói Frizzo, inauguraram na Estação de Tratamento de Água (ETA) Compacta Engº Ildefonso José Schroeber. O evento ocorreu na própria ETA, localizada ao lado da Barragem do Sistema Maestra, na Estrada Adolfo Randazzo, bairro Santa Fé.
Estiveram presentes o ex-prefeito Mansueto de Castro Serafini Filho, secretários municipais, vereadores, o presidente da União das Associações de Bairros, Valdir Fernandes Walter, demais lideranças comunitárias e servidores do SAMAE. Também prestigiaram a solenidade, familiares e amigos do Engº Ildefonso José Schroeber.
A servidora do SAMAE, Marlei Webber de Oliveira, fez a leitura do histórico do homenageado, que empresta o nome à nova ETA. “O engº Ildefonso José Schroeber ingressou na Prefeitura em 1958, como auxiliar de topógrafo, na Diretoria de Obras. Foi escriturário, assistente administrativo, diretor técnico e diretor geral do SAMAE, entre outras atribuições. Além dessas responsabilidades, o servidor tinha participação ativa em diversas comissões existentes na época, entre as quais a em prol da construção da barragem do Sistema Faxinal”, informou.
Ilse Schroeber agradeceu a Prefeitura e o SAMAE pelo resgate da história de trabalho e dedicação do filho. “Nossa família se sente orgulhosa pela garra que ele tinha”, salientou, emocionada, a mãe do homenageado.
Foram investidos em torno de R$ 2,3 milhões na obra, com o objetivo de ampliar o abastecimento dos bairros e loteamentos Cânyon, Vila Maestra, Pedancino, Brandalise, Brandalise II e Parque Alvorada.
“A Estação tem capacidade para tratar 50 litros por segundo, sendo abastecida pela tubulação de água bruta da represa Maestra e vai beneficiar muitas comunidades”, destacou o diretor-presidente do SAMAE, Edio Elói Frizzo.
O Prefeito Alceu cumprimentou a equipe do SAMAE pela obra e saudou a família do homenageado pelo exemplo de dedicação ao serviço público. “O que fica é o legado de conhecimento do engº Ildefonso Schroeber, que muito contribuiu para o que se tem hoje. Que essa obra possa representar mais abastecimento, com qualidade, à população.”
Fazem parte do sistema 6,5 quilômetros de redes adutoras de água tratada, já implantadas, além de estações de bombeamento e centros de reservação. A ETA já possui capacidade para ampliar, futuramente, o abastecimento de bairros como Belo Horizonte, Linha 40, Luxor e Altos da Maestra. (Foto Andréia Copini)
Nenhum comentário:
Postar um comentário