CAXIAS DO SUL - Parlamentar participou de reunião de trabalho da cadeia produtiva da vitivinicultura com o governador Tarso e reivindicou solução para os precatórios de cooperativasA deputada Marisa Formolo (PT) reafirmou o compromisso do mandato com os pequenos produtores e a agricultura Familiar. Na última sexta-feira, ela participou, em Bento Gonçalves, da reunião de trabalho da cadeia produtiva da vitivinicultura com o governador Tarso Genro e reivindicou solução para os títulos precatórios de cooperativas. O pedido foi atendido pelo governador que determinou que o secretário adjunto da Fazenda, André Paiva, se reúna na próxima semana com representantes da Cooperativa Nova Aliança para achar uma solução para o problema dos títulos.
A parlamentar foi procurada na última semana pelos representantes da Cooperativa Nova Aliança para tentar resolver o problema gerado por títulos precatórios do Estado. A reivindicação dos vitivinicultores é de que o valor dos títulos seja trocado por impostos devidos. “As cooperativas são uma alternativa para os pequenos produtores conseguirem vender a sua produção, portanto, precisamos de políticas públicas que valorizem esse trabalho e com essa iniciativa, o governador demonstra vontade política em promover o desenvolvimento da agricultura nas pequenas propriedades”, afirmou Marisa.
Respondendo a colocação da parlamentar, o secretário da Fazenda, André Paiva, anunciou que o governo irá ajudar as pequenas empresas e cooperativas a resolver estes passivos. “Temos dificuldades de renúncia fiscal, sob pena de o Estado perder a capacidade de investimento, mas vamos fazer o possível para que a nossa cadeia produtiva ganhe espaço e competitividade”, disse. A reunião com os produtores está pré-agendada para terça-feira, mas ainda depende da confirmação dos cooperativados.
Marisa acrescentou que o governador Tarso Genro implementou políticas públicas que estimulam não apenas o setor primário, mas também os setores de transformação de matéria prima. “Neste governo tivemos implementadas as compras coletivas que possibilitam os produtores a se reunirem com outros para participar de editais de compras institucionais e fornecer alimentos para as escolas, creches, presídios e hospitais públicos”.
Entre os investimentos do Governo do Estado na região, também estão R$ 113,2 milhões do BRDE e Badesul e R$ 8 milhões do Fundovitis em projetos, além de iniciativas nos setores metalmecânico e em esporte, turismo, saneamento e agricultura.
Além da deputada Marisa, a reunião de trabalho teve a participação do governador Tarso Genro, secretários e lideranças, no auditório da CIC, onde é realizada a Fenavinho.(Fotos: Claiton Stumpf )
Nenhum comentário:
Postar um comentário