Fatos Históricos de hoje, dia 15 de Fevereiro - Por Valdir dos Santos

download

Hoje é o dia 15 de fevereiro, sábado. -- Sétima semana. -- De janeiro a hoje passaram 46 dias. Faltam 319 dias  para o fim  do ano. -- Estação: Verão.   Lua Cheia. -- Signo de Aquário.-- Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO HAHAHAEL e devem rezar o Versículo 2 do Salmo 119 para ter mais proteção. - HOJE TERMINA O HORÁRIO DE VERÃO DE 2014...

 Pensamento do dia:  Mais vale um pássaro na mão que dois voando.

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – Em 15 de fevereiro de 1967, cinco dias após a Universidade de Caxias do Sul ter sido autorizada pelo governo federal, ocorreu sua instalação solene, já com sua primeira reitoria empossada, sendo o médico Virvi Ramos o reitor e como vice o Padre Sérgio Leonardelli.  O evento contou com a participação de autoridades do mundo cultural, políticos e lideranças da região, sinalizando desde então  a vocação da instituição de agregar valores e contribuir para a consolidação da cidade e da região em lugar de destaque nos cenários nacional e internacional.

COMEMORAÇÕES DO DIA DE HOJE, 15 DE FEVEREIRO  - DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA A LEPRA, ‘’infecção crônica devida a uma micobactéria (Mycobacterium leprae) descrita, em 1874, por Gerhard Armauer Hansen (1841-1912), médico norueguês’’.

O DIA DE HOJE, 15 DE FEVEREIRO,  NA HISTÓRIA UNIVERSAL  
1564 – FLORENÇA - ITÁLIA - Nascimento de Galileu Galilei, cientista.
1783 – LISBOA – PORTUGAL – Corte portuguesa  reconhece a independência dos Estados Unidos.
1798 – ROMA – ITÁLIA -  Instauração da República Romana, pelos franceses. O Papa Pio VI foi deportado para a França. A República terá curta duração.
1946 – HAMBURGO – ALEMANHA  - ‘’Instituição de um Conselho Zonal,  formado por representantes da administração alemã, dos partidos e dos sindicatos e destinado a funcionar junto ao Governo Militar Britânico como órgão consultivo’’.

O DIA DE HOJE, 15 DE FEVEREIRO,  NA HISTÓRIA DO BRASIL
1709 - CHAGAS DÓRIA, subúrbio de São João Del Rei, Minas Gerais - Cerca de trezentos paulistas são trucidados pelos Emboabas, comandados por  Bento do Amaral Coutinho,  junto ao Rio das Mortes, que passou a chamar-se Capão da Traição. Mais tarde recebeu o nome de  Arraial de Matosinhos. Hoje é Chagas Dória.
1869 - RIO DE JANEIRO - Chega à capital do império o Marechal Marquês de Caxias, procedente do Paraguai, onde comandara em chefe, de18 de novembro de 1866 a 18 de janeiro de 1869, as forças brasileiras, levando-as até Assunção, e restabelecendo as comunicações brasileiras  com o Mato Grosso pelo rio Paraguai. Em recompensa pelos grandes serviços prestados foi distinguido com o título de Duque, a Grande Cruz da Ordem de Pedro I e a Medalha do Mérito Militar. É o que informa o barão do Rio Branco.
1878 – BELÉM DO PARÁ - Inaugurado o Teatro da Paz,  um dos melhores do Brasil construção iniciada após  lançamento da pedra fundamental em 3 de março de 1869.
1910 – PARIS – FRANÇA -  Morre Dionísio Cerqueira, militar, político, engenheiro, ministro de estado, diplomata, geógrafo e escritor. Suas memórias sobre a Guerra do Paraguai são tidas em grande conta pelos historiadores.
1935 - RIO DE JANEIRO - Morre Ronald de Carvalho (1893-1935), poeta e crítico literário. Participou da Semana de Arte Moderna e pertenceu à Academia Brasileira de Letras.

O DIA DE HOJE, 15 DE FEVEREIRO,  NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1894 - ALEGRETE - Nasce Osvaldo Aranha, ‘’brilhante orador e dotado de lúcida inteligência’’, um dos articuladores da Revolução de 1930 e um de seus mais eficazes executores. Foi ministro da Justiça, da Fazenda e das Relações Exteriores. Representou o Brasil como Embaixador nos Estados Unidos e presidiu a Organização das Nações Unidas. Várias vezes  foi indicado para disputar a Presidência da República, honra de que declinou.
1901 – CAXIAS DO SUL – Nasce o Padre Vítor Battistella, historiador.
1903 - QUARAÍ - Nasce Edwiges Garcia da Rosa, poetisa.
1911 - GUAPORÉ- Nasce Antônio Agostinho Donin, jornalista e poeta.
1928 – ENCRUZILHADA DO SUL - Nasce Mercedes Soares Marchant Wolf, tradutora e autora didática.
1957 – SÃO PAULO  - Morre José de Freitas Vale, poeta simbolista. Era natural de Alegrete.
1960 – PORTO ALEGRE  – Morre Abílio de Nequete, criador de doutrina própria, chamada Tecnocracia.

SANTO DO DIA DE HOJE, 15 DE FEVEREIRO  -  DIA DE LOUVOR  A  SÃO TEOTÔNIO - Nasceu em 1082, na povoação de Tardinhade -  Valença do Minho, em Portugal.  Formou-se em Coimbra em humanidades e teologia. Recusou dignidades eclesiásticas e dedicou-se ao ministério da palavra. Com 11 companheiros fundou o Mosteiro de Santa Cruz, de que foi eleito prior. Aos 70 anos renunciou ao cargo e passou a viver como simples religioso, entregue à meditação. Morreu aos 18 de fevereiro de 1160 ou 1162.

O DIA DE HOJE, 15 DE FEVEREIRO,   NA HISTÓRIA REGIONAL 
1855 - VACARIA - A Câmara de Vereadores está assim constituída:  Manuel Tomás Gonçalves, Miguel Joaquim de Camargo, José Joaquim Ferreira, Mâncio Ivo da Fonseca, Antônio Francisco Rodrigues, João José Dutra, Antônio Fialho de Vargas e Manuel Batista Pereira Bueno.
1907 - VACARIA - Inaugurada a Ponte do Passo do Korff, no Rio das Antas, perto de Criúva. Foi motivo de discussão entre Caxias, Antônio Prado e Nova Trento, atual Flores da Cunha. Venceu o Cel. Avelino Paim de Souza, que defendia os interesses dos comerciantes de Vacaria.
1911 - CAXIAS DO SUL - Morre Bento de Lavra Pinto, servidor da Comissão de Terras, veterano da Guerra do Paraguai e  patriarca dos Lavra Pinto da região. Foi poeta e jornalista.
1936 - CAXIAS DO SUL - Fundação do histórico Colégio São Carlos, das Irmãs Missionárias de São Carlos, com 160 crianças e é  formada a comunidade que regerá o estabelecimento.
1942 - CAXIAS DO SUL - A ÉPOCA noticia a morte de Ivone de Castro Serafini, casada com o Engenheiro Mansueto Serafini. Deixou um filhinho em tenra idade, de nome Mansueto de Castro Serafini Filho, que viria a ser, duas vezes, prefeito de Caxias.
1967 - CAXIAS DO SUL - UCS - Na Instalação da Universidade, toma posse o seu primeiro Reitor Prof. Dr. Virvi Ramos.
1974 - ESTRADA RIO GRANDE  - PELOTAS - Morre, em acidente de trânsito, o ídolo gaúcho José Mendes (Guimarães), compositor musical regional, autor do célebre ''Para Pedro''. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...